Monografias
Autor |
Título |
Alan dos Santos |
A memória escolar
reconta a história da cidade de Maricá |
Alessandra da
Costa Abreu |
A infância e os
desenhos animados: Um diálogo com a subjetividade da criança na Educação
Infantil |
Alessandra de
Sá Soares |
O docente e sua
identidade profissional: marcas de uma trajetória histórica |
Alessandra dos
Santos |
A creche: um
espaço onde quem cuida pode educar |
Aline Antunes
Ribeiro |
Indisciplina: as
vozes dos sujeitos da escola |
ALINE
MACEDO PONTES |
EDUCAÇÃO
DE SURDOS: OS PRINCIPAIS ENTRAVES NO ENSINO DO PORTUGUÊS |
AMANDA DOMINGOS DA
SILVA MARINS |
Indisciplina como
forma de Resistência: alguns conceitos para pensar a educação |
ANA CARLA BATISTA
ESQUIVAL |
O LÚDICO NO
UNIVERSO AUTISTA |
Ana Caroline de
Azevedo e Silva |
Professora
pesquisadora da própria prática: um desafio |
Ana Cristina Pedro
Brito |
CRIANÇAS E JOVENS
EM SITUAÇÃO DE RUA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUESTÕES A PARTIR DO ESTUDO DAS
PROPOSIÇÕES E IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO EM SÃO GONÇALO-RJ |
Ana de Fátima Rosa |
O trabalho
criativo em um ciep municipalizado em São Gonçalo: promovendo a autonomia dos
alunos |
Ana Maria Felix
Peres |
A gravidez na
adolescência e os efeitos na escolarização |
Ana Paula Correia
da Silva |
Relatos de
experiências discentes e docentes: |
Ana Paula Fonseca
Dias |
A Importância da Alfabetização de Jovens e Adultos: Uma Reflexão
sobre a Formação Docente no Processo de Alfabetização do Programa Brasil
Alfabetizado |
Ana Paula Peclat
de Abreu |
As relações entre a Teoria Psicogenética e a construção da noção
de quantidade na Educação Infantil: O caso da Escola Municipal Professora
Lúcia Maria Silveira Rocha. |
André Luiz
Venâncio Junior |
Pedagogia e Poder:
Luís Carlos Prestes em “O Cavaleiro da Esperança" de Jorge Amado entre
1942 a 1945 |
ANDRÉA
CORREIA DA SILVA |
EXPERIÊNCIAS
PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA GONÇALENSE- A IMPORTANCIA DAS RELAÇÕES ENTRE OS
SUJEITOS EDUCACIONAIS |
ANDRÉIA
DIAS DE CARVALHO |
AÇÃO
JESUÍTICA NO BRASIL: PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA |
Andresa da Silveira Oliveira |
REFORMA
UNIVERSITÁRIA E REPRESSÃO NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL |
ANDRESSA LEAL
NOGUEIRA |
Educação
Integral do Ser: a educação através da concepção do educando do quinto ano do ensino
fundamental de uma escola municipal na zona norte do Rio de Janeiro. |
ANGELA
MARIA COSME DE SOUSA |
AS
EXPERIÊNCIAS NA ELABORAÇÃO DO PPP DE UMA ESCOLA DE SÃO GONÇALO |
Anoellen Oliveira
dos Santos |
Trajetórias de
vidas das alunas da Educação de Jovens e Adultos de duas Escolas da Rede Estadual
de Ensino |
Any Yasmim Gomes
Antunes |
A Radiodifusão
como Possibilidade Educacional no Brasil nas décadas de 30 e 40. |
Aracele Rodrigues Alves |
A importância da
afetividade na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem. |
ARACELI RODRIGUES
LIMA MARQUES |
O LÚDICO NA
EDUCAÇÃO INFANTIL : Perspectivas na prática docente |
Barbara Karen Ventura Carmo |
As Identidades do Coordenador Pedagógico |
BARBARA
MARIA CONCEIÇÃO PEREIRA |
O
DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DAS CLASSES POPULARES- O RECORTE DA
ALFABETIZAÇÃO NA E.M. JOSÉ DE ANCHIETA |
Bárbara Maria
Mourão |
Caminhos
identitários: os fios e desafios dessa construção a partir das narrativas de
vida dos professores. |
BÁRBARA SOUZA CONCEIÇÃO |
AS FÁBULAS DE
MONTEIRO LOBATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA |
Beatriz Vianna e Souza |
Educação Infantil
e Políticas Públicas: um olhar a respeito da garantia de educação das
crianças menores de seis anos |
Bernadette Gomes
de Oliveira Jorge de Souza |
Histórias de vida que se entrelaçam: Educação de Jovens e Adultos |
Bruna da Silva
Santos |
O movimento na
realidade: desafios e perspectivas na relação família/escola |
Bruna da Silva
Tavares |
Universidade e
escola básica: contribuições para a formação docente |
Bruna de Souza
Fabricante |
O currículo da
Educação Infantil: investigando repercussões da estruturação curricular na
Unidade Municipal de Educação Infantil Arca de Noé |
Camila Bittencourt
Guimarães |
Educação infantil integral: reflexões a partir da
psicologia analítica |
Camila
Maria Figueiredo Nogueira |
O
PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA |
CAMILA
MUNHOZ DE LUCENA |
JOGOS
E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE PAPEIS SOCIAIS DE GÊNERO |
CAMILA
VIEGAS DIAS Cvd.2.2010 |
REPRESENTAÇÕES
DA CRINÇA E DA FAMILIA NA LINGUAGEM FILMICA DE DUAS DIFERENTES CULTURAS:
AMERICANA E IRANIANA |
CARLA
ANTUNES PEREIRA |
A
FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEPOIS DA LEI 11645/08: ANÁLISE E REFLEXÃO DOS CURSOS
DE GRADUAÇÃO DA FFP/UERJ |
Carlos José Gomes |
A UNIVERSIDADE
COMO LUGAR PRODUTOR DAS VOZES AUTORIZADAS NA EDUCAÇÃO |
Carolina
Nascimento de Medeiros Magalhães |
PEDAGOGIA HOSPITALAR NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO: CURRÍCULO
E PRÁTICAS |
CAROLINE MAYERHOFER DE SOUZA |
Educação e
Trabalho: o conhecimento como estratégia competitiva nas organizações |
Cassiane Oliveira
Aleluia |
Evolução na Escola
de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem e que Apresentam Deficiência
Mental |
CÉLIO DE JEZUS SANTOS |
O VÍDEO E A TV NO COTIDIANO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA FORMADORA |
CINTHIA
RIBEIRO GAMA CRB.2.2010 |
CRECHE
SENHORA ALFREDO PINTO: “TEMPLO DE CARIDADE” |
Cintia de Carvalho
Godoy |
O negro nos livros
didáticos |
CINTYA
DA SILVA GONÇALVES |
DE
PROFESSOR A GESTOR: AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO |
Clarissa Moura Quintanilha |
Um olhar exploratório sobre a percepção do professor em relação ao
fenômeno bullying |
Crenilza da Silva
Rodrigues CSR.2010 |
|
Creuzenir Silva Pierrout
dos Santos |
A AVALIAÇÃO SEGUNDO AS EX-BOLSISTAS DO CURSO DOS CIEPS |
Cristiane Pereira
de Menezes |
DISCUTINDO
ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO:MUSEU DA VIDA |
Cristiane
Prudêncio dos Santos |
A ludicidade na
sala de aula: considerando a subjetividade docente na realização da sua
prática |
Cristiane Ribeiro da Conceição |
As Olimpíadas
Brasileiras de Matemática nas Escolas Públicas e suas Possíveis Contribuições
para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática |
CRISTIANE SAMPAIO
CORREIA |
PRODUÇÃO DE
SUBJETIVIDADE, FAMÍLIA E CONHECIMENTO. |
DAIANA WERNECK DE MAGALHÃES BASTOS |
PRODUÇÕES
SUBJETIVAS E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
DANIELE BORGES
ALVES |
REFLEXÕES SOBRE A
PRÁTICA DA EQUOTERAPIA E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL |
DANIELE ESTEVES
CAVALCANTI |
TELEVISÃO E EDUCAÇÃO:
ENTRECRUZANDO SABERES |
Danielle Silva dos Santos |
A Brincadeira e
sua importância na Educação Infantil |
DANYELLE CRISTINA
COSTA RIBEIRO |
O Pedagogo na
Equoterapia focando crianças com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da
Infância (Paralisia Cerebral) |
Darlene Abreu de
Souza |
A obra de arte na
Educação |
Debora Souza Neves Gonçalves |
A IMPORTÂNCIA DA
LEITURA NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES |
DEISE SERAFIM
BIENIO DA SILVA |
ALFABETIZAÇÃO: MARCO
DO SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES? |
Denise Lima de Siqueira |
AFINAL, QUEM QUER
SER PROFESSOR? ALGUMAS PISTAS TECIDAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO CURSO DE
PEDAGOGIA DA FFP/UERJ |
DENIZE DOS SANTOS
PAES |
CONTRIBUIÇÕES DA
LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR: LITERATURA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
EDNA
MACHADO SOARES |
A
LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NO AMBIENTE
EDUCACIONAL |
EDUARDO
SANTOS DE OLIVEIRA |
CRIME
E CASTIGO: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JOVEM POBRE CRIMINOSO |
ELAINE SOARES DA
SILVA |
A RELAÇÃO ENTRE A
MÍDIA E A ESCOLHA DO BRINQUEDO PELA CRIANÇA |
Eliane Figale Soares |
Memórias e histórias compartilhadas: conversando, lendo e escrevendo sobre autoestima e educação |
Elineia Machado Nogueira |
Pré-escola: contribuições e
perspectivas no desenvolvimento infantil e na formação de professores. |
Eliza Antonia
Marques da Silva Martins |
A invisibilidade
dos mestres e doutores negros na sociedade brasileira |
ELIZANGELA
ESTANISLAU DUARTE DE SOUZA |
O BRINCAR LIVRE NA
EDUCAÇÃO INFANTIL |
ELLEN CRISTINA BABO BAHIA |
Formação
Continuada: O que pensa a Rede Municipal de São Gonçalo e os seus
professores, participantes ativos desse processo |
Érika Maria
Albernoz da Silva |
A ESCOLA COMO PATRIMÔNIO: ALGUMAS MEMÓRIAS DE OURO, QUEFAZEM RIR,
CHORAR OU DE LUTA, ESPERANÇA, RESISTÊNCIA, GRATIDÃO E CARINHO DA
ESCOLA MUNICIPAL LUIZ GONZAGA |
Evelyn Cecília
Carvalho Vaz |
O PROCESSO DE
AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Fábia Siqueira Barros da Conceição |
Resgatando a história e memória da linha férrea de visconde de
Itaboraí como patrimônio cultural |
Fabio dos Santos
Marins |
TRILHAS
E TRAVESSIAS: ENTRELAÇANDO TRAJETÓRIA EDUCATIVA E FORMAÇÃO ACADÊMICA |
Fábio Reis Clete Simor |
A importância do pedagogo fora das salas de aula: Projeto AlfaSol e a nova visão do Pedagogo |
Fernanda Christina
Moura dos Santos |
Samba e
alteridade, pensar e agir cultura em sala de aula |
Fernanda Ignácia
Lemos Silva Roiffé |
Crianças e cães na escola: uma educação mais que especial |
Fernanda Poerner
de Carvalho |
Educação em Tempo Integral: Utopia ou
Possibilidade Real? |
Flávia Cantuária
Nobre Andrade |
A Música no Currículo Escolar Brasileiro: O que a história nos revela? |
FRANCIELI MOREIRA MACEDO |
O BRINCAR E A
RELAÇÃO DA LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL |
Gabriela Das
Dores Pedrazza |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS
E AS APRENDIZAGENS DOS/AS ALUNO/AS – PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DO ENSINO
FUNDAMENTAL |
Gabriella de
Andrade Silva |
As duas faces do processo
de Inclusão:Um olhar para a rede pública de ensino do município de São
Gonçalo |
Gabrielle Macedo
da Fonseca |
A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS: A JUDICIALIZAÇÃO
DAS RELAÇÕES COM A E NA ESCOLA |
GABRIELLY QUINTANILHA DA MOTA |
Psicanálise e educação: possibilidades de pensar o
cotidiano escolar e a subjetividade das docentes das séries iniciais do
ensino fundamental. |
Giceli Silva Lima |
Um Dois, Três o
livro outra vez: a Literatura Infanto-Juvenil como dispositivo da prática
pedagógica |
Gilson Henrique
Mozzer |
O Ensino de
Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: |
GISELLE
MENDES DOS SANTOS |
O
PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA
PESQUISADORA |
Gláucia de Castro
Coelho da Costa |
*FLASHs*
de Memória de uma Professora da Infância: Aprendendo a Aprender nos
(entre)caminhos de uma formAção |
Gracyelle Albernoz
Landes |
Um novo sentido
para a leitura: vivências e reflexões sobre a produção escrita de minha filha
Maria Isabel |
Iana Torres
Ferreira da Costa |
Higiene e Educação
da Infância no Rio de Janeiro no início do século XX |
Jacqueline
de Oliveira Carvalho Pinto Marques |
EDUCAÇÃO
INFANTIL: AMBIENTE ALFABETIZADOR
|
Janaína Nunes
Pereira |
O pedagogo no
conselho tutear II do município de São Gonçalo |
Jaqueline Santos da Silva |
O uso das
tic’s no processo de ensino aprendizagem: o blog como ferramenta pedagógica |
Jenifer
Lopes Rodrigues |
O
Cotidiano Escolar na Educação Infantil |
Joana Nely Marques
Bispo |
A ludicidade como
motivação na aprendizagem |
Josiane Gomes
Cortes |
Oficinas Pedagógicas: possibilidades e limites na Educação de Jovens e
Adultos |
Joyce Froes Araujo |
Circo Social: Uma
Educação Popular para “crescer e viver” |
JUÇARA
CORDEIRO DE ARAÚJO PEREIRA
|
INDISCIPLINA
NA ESCOLA: Analisando alguns processos
ligados à sua produção.
|
Juliana Cristina
Souza Felix |
O professor e a
Educação Sexual na sala de aula |
Juliana Godói de Miranda Perez
|
Experiências-Formadoras:
um olhar dirigido aos estudantes do curso normal do Instituto de Educação
Clélia Nanci
|
Karen Fernanda Mourão Batista
|
Júlia Lopes de Almeida e a Educação da Mulher nos Livros das
Noivas e das Donas e Donzelas.
|
KÁTIA REGINA COSTA DE SOUZA
|
A AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.
|
Katiuscia Dias
Silva |
Percursos de
formação e ingresso na carreira docente: Egressos de Pedagogia da UERJ/FFP |
Kesia dos Santos
Rodrigues |
CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS DE HORÁRIO INTEGRAL:
uma análise da metodologia empregada. |
Laís Araujo Rosa
de França |
A educação musical no Ensino Fundamental: algumas reflexões |
Laís Barros Pinto do Nascimento |
A importância da
Inclusão Escolar desde a Educação Infantil |
Laísa Mouco
Adolpho Areias |
ESTADO PENAL E PEDAGOGIA: DISCURSOS EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE
DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI |
Larissa Gomes Melo |
ARQUITETURA ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM |
LARISSA
MACHADO DE SOUZA Lms.2.2010 |
PRODUÇÃO
DE SUBJETIVIDADES E APRENDIZAGEM INVENTIVA |
LARISSA PAZ AZEVEDO |
EXPERIÊNCIAS E
ATRAVESSAMENTOS NA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES: O PIBID/CAPES/UERJ COMO
UM DISPARADOR |
Latife
Rodrigues Faraht
|
MÉTODO NATURAL DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E CRÍTICAS A PARTIR DE
UM ESTUDO DE CASO |
LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA |
VER,
ENXERGAR, OLHAR, ENSINAR... O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PESQUISA E UMA
ESCRITA OUTRA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE ALUNOS QUE “NÃO VÊEM COM OS
OLHOS” |
LETÍCIA D’ AMATO DOS REIS |
EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO |
Lidia Soares
Pereira |
Fios de Ouro em Segredo: as expectativas de jovens e adultos ao
retornarem à escola. |
LILIANE VIEIRA
BARBOSA MARINS |
RELAÇÃO
PROFESSOR-ALUNO: A AFETIVIDADE COMO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM |
Luan Sávio de
Castro Oliveira |
Oficina de texto,
cartografia e políticas de formação de professores |
LUANA COSTA DE
MENDONÇA |
DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE UM
CÁRCERE PRIVADO |
Luanda Julio
Santos |
As contribuições das
brincadeiras na educação infantil e o desenvolvimento biopsicosocial e mental
da criança |
LUCIANA
ANDRÉ GASPAR |
A
PRODUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS E O FRACASSO ESCOLAR NO INTERIOR
DE SÃO GONÇALO E UMA ALTERNATIVA, ENSINAR E INTEGRAR EM SOCIEDADE |
Luciana
da Silva Veloso |
A
Contação de histórias e a Infância: contribuições para um projeto pedagógico
na Educação Infantil |
Luciana de Moura Souza
|
Perspectivas e desafios da Pedagogia Freinet em uma instituição privada
e urbana: reflexões acerca da defesa de Freinet à escola pública para o povo
em meio ao ambiente natural - um estudo de caso da pré-escola da Escola Criar |
LUCIANA
DE SOUZA FERRAZ |
POLITICAS
PARA A INFANCIA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA |
Luciana
Rodrigues de Araújo |
DESAFIOS E
DIFICULDADES DOS JOVENS DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO |
Lucimar
da Silveira Vieira Machado LSVM.2008
|
Desenho –
Pré-estabelecido e Espontâneo |
Luís Carlos Coo
Moledo |
Alunos com altas
habilidades/superdotação na escola pública: quais perspectivas são produzidas
para o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades? |
Luzia Gavina Cruz Barreto |
Dialogando com
as vozes infantis: possíveis caminhos para a construção da cidadania infantil |
Luzmila Eva Ruiz Donaire |
Educação
Inclusiva na Perspectiva Intercultural |
Magnólia Carneiro
Godinho |
O PAPEL DO PROFESSOR NA QUESTÃO DISCIPLINAR:UM CONSTANTE |
Mairy Moreira de
Azevedo |
sistema regular & sistema de cotas: O Que Revelam os Dados de
Ingresso de 2003 a 2009 sobre a política de Acesso aos Cursos da UERJ? -
Possíveis Leituras |
Marcella Cristina Pestana do Nascimento
Silva |
O uso da
cinoterapia no âmbito educacional |
MARCELLE
MARQUES COTRIM PINTO |
MIDIA
E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PROGRAMA SUPERNANNY |
MARCELO
TINOCO DE VASCONCELOS |
O SUPER-HERÓI E O
IMAGINÁRIO INFANTIL |
Márcia Conceição
Alves Lopes Soares |
CAPITAL CULTURAL
E A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: QUESTÕES PARA
REFLEXÃO |
Márcia de Souza Iglésias
da Silva |
Continuidade, transformação e reutilização das cantigas de roda na
Educação Patrimonial |
Maria de Fátima
Juliano Barbosa |
O CONSTRUTIVISMO
NO CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS DE HORÁRIO INTEGRAL – O
CURSO DO CIEP: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO |
Maria
dos Remédios Barbosa |
Raízes do passado, presentes nas memórias: a
“Capelinha” da antiga fazenda do bairro Engenho Pequeno – São Gonçalo |
Maria Emília
Pereira Limeira Martins |
A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE NO PENSAMENTO SOCIAL
DE ANÍSIO TEIXEIRA |
Maria
Izabel Gonçalves Rodrigues |
UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO CONCEITUAL, HISTÓRICA E POLÍTICA
AO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO “CLASSE HOSPITALAR”: A EXPERIÊNCIA DO
GETULINHO |
Maria
Priscilla Rodrigues de Brito |
POLÍTICAS DE AÇÕES
AFIRMATIVAS: ANÁLISE DO SISTEMA DE COTAS DA UERJ ATRAVÉS DOS GRUPOS FOCAIS |
MARIANA CARDOSO DE MELO |
Quando a Questão Médica Atravessa a Educação: A
Diversidade no Ambiente Escolar |
Mariana de Marins Ramos |
Teoria e prática rumo à compreensão do TDAH no
âmbito escolar |
Mariana Pestana
Gaspar Affonso |
Pedagogia do
Samba: O Samba como ferramenta de aprendizado |
MARIANE DA SILVA GUEDES |
POSSÍVEIS
DESLOCAMENTOS... DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA
DA INVENÇÃO |
MARIETHE
DE AZEVEDO MARTINS |
FILOSOFIA
PARA CRIANÇCAS: UM CAMINHO PARA O RESGATE DE VALORES NA ESCOLA E NA FAMILIA? |
Marivalda
Gonçalves Dias |
O Manual "A
Vida do Bebê": A Educação da Mãe e a Formação da Criança Ideal pela
Puericultura do Dr. Rinaldo de Lamare |
MARLUCE DOS SANTOS |
O EXERCICIO DA
DOCENCIA PELO PROFESSOR LEIGO |
Marriete da Silva Cruz |
Encontros com a
Pedagogia: narrativas de estudantes |
Marynéa Vasconcellos
de Freitas Novaes |
A POSIÇÃO DO
PROFESSOR COMO MEDIADOR DA EDUCAÇÃO FRENTE À EXCLUSÃO DO SABER, NA ESCOLA EM
SALA DE AULA. |
Michel Gonçalves
Goulart |
Ensino Religioso
na Educação Pública Brasileira |
Micheli Lanes
Meirelles |
ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CARTOGRAFIA, GESTÃO
INVENTIVA E ANÁLISE DE IMPLICAÇÃO |
Michelle Almeida de Carvalho |
Construções identitárias da criança negra e relações etnicorraciais no
ensino fundamental |
Michelle Puente
Azevedo |
Professores
Indígenas Guarani Mbya de Angra dos Reis – RJ: Práticas Pedagógicas e
Projetos de Futuro. |
Michelle
Ribeiro Lessa do Nascimento |
A
INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS E A CULTURA ESCOLAR |
MICHELLE
ROCHA MATTOS |
EDUCAÇÃO
MUISCAL: UMA REALIDADE DISTANTE? |
MONICA DE OLIVEIRA
KORTE CAMP |
A RELAÇÃO ENTRE
ESCOLA E FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
Mônica
Elizabete Amaral Soriano |
Contos
de Fadas e Identidade Infantil |
Mônica Silva Brito |
A gestão de
recursos públicos da educação (1996-2009): (des)valorização dos profissionais
do magistério |
Monique Mesquita
Aguiar Araujo |
UM TOQUE DE MAGIA
NO CENÁRIO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA. |
NAILA DE
FIGUEIREDO PORTUGAL nfp |
PERCURSOS DE FORMAÇÃO DA PROFESSORA-ALUNA-PESQUISADORA EM DIFERENTES
ESPAÇOS QUE DIALOGAM |
Natália Fraga
Coutinho |
Processos comunicacionais nas reivindicações sobre o direito à educação
em São Gonçalo nas vozes dos movimentos sociais: um estudo de caso |
Natália Moreira Lima de Assunção |
Cinema na Escola:
uma linguagem que reconfigura o olhar da infância, da cultura e da família em
filmes infantis |
Natasha Hermida
Pereira Castro da Silva |
Pedagogia Empresarial: uma nova perspectiva de trabalho |
Nathália Farias
Monteiro |
As relações entre
a teoria na formação do professor alfabetizador e a prática da alfabetização |
Nathalia Mathias Vaz |
A vivência do
lúdico nas séries iniciais do Ensino Fundamental |
Nelceli Costa
Dantas de Oliveira |
Alunos
Trabalhadores no Curso de Pedagogia |
Ozana Tauana Fagundes da Silva |
A criança autista e sua inclusão escolar no Ensino Fundamental do Município
de São Gonçalo, Rio de Janeiro. |
Pamela Cardoso Carvalho |
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS APRENDIZAGENS DOS/AS ALUNO/AS – PERCEPÇÕES
DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL. |
Paola Dias dos Santos |
Infância, mídia e
consumo: Problematizando a influência da mídia na infância |
Paola Figueiredo
Damas |
Condições de surgimento da violência dentro dos espaços escolares:
estudando as particularidades que influenciaram a entrada da violência nas
escolas brasileiras |
Patrícia Vianna e
Souza |
A Socialização por
meio da Brincadeira na Educação Infantil |
PAULA de MOURA
Martins |
O espaço físico e
relacional enquanto possibilidade para o desenvolvimento infantil: um estudo
de caso da UMEI Arca de Noé |
PAULA
FERNANDA NUNES FERREIRA |
O
ARQUIVO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL |
Priscila dos
Santos Machado |
TORNAR-SE
PROFESSORA: ENSINAR E APRENDER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA
IDENTIDADE DOCENTE |
Priscila Pedro
Andrade |
Lendo o espaço
para compreender a escola: Um estudo sobre alfabetização patrimonial na
Educação Infantil |
Priscilla Gomes
Guilles Mattos |
Biografias
educativas na formação de professoras: as narrativas (auto) biográficas de
professoras de educação infantil em São Gonçalo |
Rachel Bitencourt dos Santos Cavalcante |
Cadernos de
registros e formação de professores |
Rachel Costa d’
Almeida |
Matemática: Uma reflexão sobre o ensino da divisão de números
naturais no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para uma aprendizagem
significativa |
RACHEL
CRISTINA ARAUJO DE OLIVEIRA |
REFLETINDO
SOBRE ALFABETIZAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE OFICINAS DE “CONTAÇÃO DE
HISTÓRIAS” |
RAFAEL GUIMARÃES
COSTA |
A linguagem fílmica e as representações da cultura escolar: juventude,
autoridade e (in)disciplina |
Rafaella Maria
Chaves |
Análise da abordagem do tema meio ambiente em livro didático dos
primeiros ciclos do ensino fundamental, visando uma educação ambiental
transformadora |
Rafaella
Neves Leitão |
Prescrições
Médicas e Noções de Higiene para as escolas do Rio de Janeiro no início do
século XX |
Raphael Francisco
Dias de Melo Vieira |
Os
processos de aprendizagens na escola: uma perspectiva da
invenção |
Raquel de Souza Valim |
Olhares sobre a
alfabetização |
Raquel Santos Corrêa Bom |
Espaço
não-formal de educação em perspectiva: importância da formação e atualização
de professores na Escola Bíblica Dominical para crianças na Igreja
Protestante |
Regina de Deus
Ramos |
Contribuições da
avaliação na EJA |
Regina Lúcia
Fernandes de Albuquerque |
A escola enquanto
lugar de memória: contribuições para ressignificação da subjetividade
inferior atribuída as classes populares |
Renata da Silva
Malta |
Investigando
processos de ensino da leitura e escrita na escola: contribuições para
a formação de professores |
RENATA MENEZES DE SOUZA
|
PEDAGOGIA DA ALEGRIA NA BUSCA DA POTENCIALIZAÇÃO DA VIDA |
Renata Torres Carvalho |
As
contribuições da pedagogia montessoriana para o desenvolvimento de
capacidades sensoriais e motoras |
Renato Poubel
Souza Assumpção |
Cidadania e
Educação Física: um encontro (im) possível |
Ricardo
Barboza Söldon |
A Escola
dos Imigrantes Alemães no Brasil no período 1824 – 1938: Avanços
e Retrocessos Educacionais. |
Roberta de Lima
Amaral |
Gostar ou não
gostar, eis a questão: conversando sobre o mito da leitura nos primeiros
ciclos do Ensino Fundamental. |
ROBERTA MACHADO DE SOUSA |
O estigma na escola: A produção do “aluno-problema” |
Rosa Maria Ribeiro
Tavares |
O fracasso escolar
nas séries do ensino fundamental: a persistência de uma velha questão |
Rosalba dos Reis
Figueredo Santos |
Um Estudo sobre as
razões e efeitos da Lei 5.540/68 na Educação Superior durante o Regime
Militar |
Rosana Francisca
de Paula |
O jogo pelo jogo:
uma (re)visão na relação jogo-educação |
ROSANE
DE SOUZA PRADO |
Educação
Financeira no Ensino Fundamental I |
ROSILENE
DE SOUZA ALVES LIMA |
O
OLHAR SOBRE A ATIVIDADE LÚDICA NAS ESCOLAS ESPECIAIS
E INCLUSIVAS. |
Ruttyê Silva de
Abreu |
OS “GRANDES
PEQUENOS” E EU: COMO ME FORMEI PROFESSORA |
SABRINA DIAMANTINA
DA SILVA |
A INFLUENCIA
NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO |
Salete do Amaral
Pereira da Silva |
OS SENTIDOS DA
AVALIAÇÃO EDUCACIONAL NAS NARRATIVAS DOS
ALUNOS DE PEDAGOGIA |
Samanta Garcia
Aguiar |
Dificuldade de
aprendizagem no olhar de professoras |
SÂMELA
CRISTINNE FURTADO DE CARVALHO |
Reflexões
acerca da familia e da escola na reforma educacional de Fernando de Azevedo
no distrito federal em 1927/1930 |
SAMIE MICHIMOTO
BERINO |
AS ESCOLAS
NIPO-BRASILEIRAS E O PRJETO DE NACIONALIZAÇÃO DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS DE
|
Sandra Maria
Ferreira da Silva |
Refletindo Sobre o
Pedagogo Social e suas Possibilidades de Atuação Transformadora |
Sandra Regina Frederico de Lacerda de Lima |
Investigando a
Cultura de Pares na Educação Infantil numa escola gonçalense |
Sandra Regina Mota
Duarte |
A EDUCAÇÃO NO
CONTEXTO NEOLIBERAL |
SANDRA RODRIGUES LOPES |
CRECHE UFF: SUA
HISTÓRIA E SEUS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL. |
Selma Alvares Farias Souza
SA.F.S.2. 2011
|
Por uma análise do Curso de Formação Continuada para professores da
Educação de Jovens e Adultos Em São Gonçalo – Projeto Fazendo Escola-2007 |
Shirlei Pereira
Coutinho
|
EDUCAÇÃO DE JOVENS
E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MERCADO DE
TRABALHO |
SILVIA
PEREIRA AZEVEDO DE MATTOS
|
MARCOS HISTÓRICOS
E LEGAIS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS |
SILVIA ROCHA
BAPTISTA |
OS ARTÍFICIOS
TECNOLÓGICOS ATRAVESSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE |
SIRLEI OLIVEIRA
TERRA SIMÕES DE CARVALHO |
A QUESTÃO DA
VIOLÊNCIA VERBAL DOCENTE NA VIDA DO ALUNO |
SOCCIARAY JESUS
OLIVEIRA |
A INDISCIPLINA
ESCOLAR: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR FRENTE A
SITUAÇÕES DE CONFLITO |
SÔNIA REGINA
MONSORES BOMFIM |
Espaço
Educativo não formal: práticas na escola pública |
Soraya Barroso
Martins |
DESENHO INFANTIL:
ESPONTÂNEO OU CULTIVADO? |
Suellen Stelita
Destefani |
O Projeto
InvestUERJ – buscando caminhos para a construção de uma prática pedagógica
transformadora |
SUZANA DE QUEIROZ
DA SILVA |
Educação Física escolar: relações de troca |
Swylane de
Oliveira Rodrigues |
REGISTROS DE UMA
HISTÓRIA – A FORMAÇÃO DE PROFESSORA PESQUISADORA
ALFABETIZADORA EM AÇÃO |
TAISI RAFAELE
CARVALHO DO NASCIMENTO |
EDUCAÇÃO E SISTEMA
SOCIOEDUCATIVO: QUE RELAÇÃO É ESSA? |
Tamiris Bueno de
Freitas |
Monografia:
pesquisa na formação docente ou conclusão de curso? |
Tatiana Barbosa de
Oliveira Carneiro |
A Hiperatividade no contexto escolar: pistas para sua compreensão a
partir da literatura médica e educacional |
Tatiana Duarte Monteiro |
O Complexo
Petroquímico do Rio de Janeiro e suas repercussões na Educação de Jovens e
Adultos no município de Tanguá/RJ |
Tatiana Gonçalves
Costa |
O Plano Municipal
de Educação e suas repercussões no direito à educação infantil no município
de São Gonçalo |
Tatiana Ribeiro
Almeida |
Leitura Prazerosa: experiências e reflexões |
TATIANE FERREIRA
DE SOUZA |
Pensamento social
do primeiro juiz de menores do rio de janeiro José Cándido de Albuquerque
Mello Mattos e a criação das instituições assistenciais do distrito federal
(1924-1934) |
Tereza Cristina
Ferreira de Alamo |
TECENDO DIÁLOGOS NAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E REFLEXÃO NA
FORMAÇÃO DO EDUCADOR |
Thaís Rosa dos
Santos Lopes |
A Higiene Mental
no Pensamento Social de Arthur Ramos no Rio de Janeiro de 1933 a 1934:
medicina e educação. |
THAMIRIZ DA SILVA
CAVALCANTI |
O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO |
Thatiane Pinho da
Costa tpc |
MEMÓRIA E INFÂNCIA: OS DESAFIOS DO TRABALHO COM A MEMÓRIA NUMA ESCOLA
DE EDUCAÇÃO INFANTIL |
Tielem Feliciana
Duarte de Mello |
Cultura de Pares na Educação da Infância: primeiras investigações |
VALÉRIA DE
OLIVEIRA VILHENA |
EXPERIÊNCIA E
NARRATIVAS NOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES |
VALERIA LUISA
BRAGA |
Práticas de
Leitura das alunas do curso de Pedagogia da FFP-UERJ |
Vanessa da Gloria
Ferreira Paulo |
Bullying no
cotidiano de escolas de São Gonçalo e programas |
Vanessa Rodrigues
de Sá |
O ENSINO DE
CIÊNCIAS NO COTIDIANO DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL |
Vanessa Souza
Oliva de Barcellos |
CONDIÇÕES DE
ALFABETIZAÇÃO: LEITURAS DO FRACASSO ESCOLAR |
Vania Lucia das
Graças Silveira |
Em defesa da
Educação Infantil: as lutas da Creche Escola Comunitária do Bairro Antonina
pelo direito à Educação |
Verônica Maria
Gomes Pereira Vianna |
A escola de
Educação Infantil e o desafio do conhecimento compartilhado |
Vivian da Silva
Costa Vaz |
A criança e a
mídia: uma delicada relação |
VIVIANE BATISTA NUNES |
A
importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na aprendizagem de alunos da
educação infantil. |
VIVIANE
CAMPOS MONTEIRO |
A
IMAGEM NO LIVRO INFANTIL |
Viviane
dos Santos Oliveira VSO.2008 |
Memórias da escola de tempo integral |
VIVIANE
RODRIGUES BERRIEL |
HISTÓRIA,
ANÁLISE E REFLEXÕES ACERCA DAS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO MO BRASIL |
Wellington Santana
Moraes de Sa |
A presença do
negro no livro didático de História do ensino fundamental: uma primeira
análise |