Documento sem título

Monografias

Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: Descrição: E:\trabalho\site_ffp_full\grad\dedu\dedu_mono\voltar.gif

Autor
Download

Título

Alan dos Santos

AS.2009

A memória escolar reconta a história da cidade de Maricá

Alessandra da Costa Abreu

ACA.2008

A infância e os desenhos animados: Um diálogo com a subjetividade da criança na Educação Infantil

Alessandra de Sá Soares

Ass

O docente e sua identidade profissional: marcas de uma trajetória histórica

Alessandra dos Santos

AS.2008

A creche: um espaço onde quem cuida pode educar

Aline Antunes Ribeiro

AAR.2008

Indisciplina: as vozes dos sujeitos da escola

ALINE MACEDO PONTES

AMP.2.2010

EDUCAÇÃO DE SURDOS: OS PRINCIPAIS ENTRAVES NO ENSINO DO PORTUGUÊS

AMANDA DOMINGOS DA SILVA MARINS

ADSM.2009

Indisciplina como forma de Resistência: alguns conceitos para pensar a educação

ANA CARLA BATISTA ESQUIVAL
ACBE2014

O LÚDICO NO UNIVERSO AUTISTA

Ana Caroline de Azevedo e Silva

ACAS.2009

Professora pesquisadora da própria prática: um desafio

Ana Cristina Pedro Brito

ACPB.2009

CRIANÇAS E JOVENS EM SITUAÇÃO DE RUA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES: QUESTÕES A PARTIR DO ESTUDO DAS PROPOSIÇÕES E IMPLANTAÇÃO DE UM PROJETO DESENVOLVIDO EM SÃO GONÇALO-RJ

Ana de Fátima Rosa
AFR2010

O trabalho criativo em um ciep municipalizado em São Gonçalo: promovendo a autonomia dos alunos

Ana Maria Felix Peres
AMFP2010

A gravidez na adolescência e os efeitos na escolarização

Ana Paula Correia da Silva
APCS2010

Relatos de experiências discentes e docentes:
O livro didático na alfabetização

Ana Paula Fonseca Dias
APFD2010

A Importância da Alfabetização de Jovens e Adultos: Uma Reflexão sobre a Formação Docente no Processo de Alfabetização do Programa Brasil Alfabetizado

Ana Paula Peclat de Abreu
APPA2010

As relações entre a Teoria Psicogenética e a construção da noção de quantidade na Educação Infantil: O caso da Escola Municipal Professora Lúcia Maria Silveira Rocha.

André Luiz Venâncio Junior
ALVJ.2014

Pedagogia e Poder: Luís Carlos Prestes em “O Cavaleiro da Esperança" de Jorge Amado entre 1942 a 1945

ANDRÉA CORREIA DA SILVA

ACS.2.2010

EXPERIÊNCIAS PEDAGÓGICAS EM UMA ESCOLA GONÇALENSE- A IMPORTANCIA DAS RELAÇÕES ENTRE OS SUJEITOS EDUCACIONAIS

 

ANDRÉIA DIAS DE CARVALHO

ADC.2.2010

AÇÃO JESUÍTICA NO BRASIL: PERMANÊNCIA NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA

Andresa da Silveira Oliveira

ASO.2009

REFORMA UNIVERSITÁRIA E REPRESSÃO NO CONTEXTO DA DITADURA MILITAR NO BRASIL

ANDRESSA LEAL NOGUEIRA
ALN2014

Educação Integral do Ser: a educação através da concepção do educando do quinto ano

do ensino fundamental de uma escola municipal na zona norte do Rio de Janeiro.

ANGELA MARIA COSME DE SOUSA

AMCS.2.2010

AS EXPERIÊNCIAS NA ELABORAÇÃO DO PPP DE UMA ESCOLA DE SÃO GONÇALO

Anoellen Oliveira dos Santos
AOS2010

Trajetórias de vidas das alunas da Educação de Jovens e Adultos de duas Escolas da Rede Estadual de Ensino

Any Yasmim Gomes Antunes

AYGA.1.2012

A Radiodifusão como Possibilidade Educacional no Brasil nas décadas de 30 e 40.

 Aracele Rodrigues Alves
ARA2014

A importância da afetividade na relação professor-aluno e no processo ensino-aprendizagem.

ARACELI RODRIGUES LIMA MARQUES

ARLM.2008

O LÚDICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL : Perspectivas na prática docente

Barbara Karen Ventura Carmo

BKVC.2010

As Identidades do Coordenador Pedagógico

BARBARA MARIA CONCEIÇÃO PEREIRA

BMCP.2.2010

O DESAFIO DA ALFABETIZAÇÃO DE ALUNOS DAS CLASSES POPULARES- O RECORTE DA ALFABETIZAÇÃO NA E.M. JOSÉ DE ANCHIETA

Bárbara Maria Mourão

bmm.2.2011

Caminhos identitários: os fios e desafios dessa construção a partir das narrativas de vida dos professores.

 BÁRBARA SOUZA CONCEIÇÃO
BSC2014

 

AS FÁBULAS DE MONTEIRO LOBATO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA LEITURA

 Beatriz Vianna e Souza
BVS2014

 

Educação Infantil e Políticas Públicas: um olhar a respeito da garantia de educação das crianças menores de seis anos

Bernadette Gomes de Oliveira Jorge de Souza

BGOJS.2008

Histórias de vida que se entrelaçam: Educação de Jovens e Adultos

Bruna da Silva Santos

BSS.2010

O movimento na realidade: desafios e perspectivas na relação família/escola

Bruna da Silva Tavares
BST2014

Universidade e escola básica: contribuições para a formação docente

Bruna de Souza Fabricante

BSF.2009

O currículo da Educação Infantil: investigando repercussões da estruturação curricular na Unidade Municipal de Educação Infantil Arca de Noé

Camila Bittencourt Guimarães

cbg.1.2011

Educação infantil integral: reflexões a partir da psicologia

analítica

Camila Maria Figueiredo Nogueira

Cmfn

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO EM UMA ESCOLA MONTESSORIANA

CAMILA MUNHOZ DE LUCENA

CML.2.2010

JOGOS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL NA CONSTRUÇÃO DE PAPEIS SOCIAIS DE GÊNERO

CAMILA VIEGAS DIAS

Cvd.2.2010

REPRESENTAÇÕES DA CRINÇA E DA FAMILIA NA LINGUAGEM FILMICA DE DUAS DIFERENTES CULTURAS: AMERICANA E IRANIANA

CARLA ANTUNES PEREIRA

CAP.2.2010

A FORMAÇÃO DE PROFESSORES DEPOIS DA LEI 11645/08: ANÁLISE E REFLEXÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO DA FFP/UERJ

Carlos José Gomes
CJG.2014

A UNIVERSIDADE COMO LUGAR PRODUTOR DAS VOZES AUTORIZADAS NA EDUCAÇÃO

Carolina Nascimento de Medeiros Magalhães

cnmm.2.2011

PEDAGOGIA HOSPITALAR NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO ANTÔNIO PEDRO: CURRÍCULO E PRÁTICAS

 CAROLINE MAYERHOFER DE SOUZA
CMS2014

 

Educação e Trabalho: o conhecimento como estratégia competitiva nas organizações

Cassiane Oliveira Aleluia
COA2010

Evolução na Escola de Crianças com Dificuldades de Aprendizagem e que Apresentam Deficiência Mental

CÉLIO DE JEZUS SANTOS

cjs.2009

O VÍDEO E A TV NO COTIDIANO DOCENTE: UMA EXPERIÊNCIA FORMADORA

CINTHIA RIBEIRO GAMA

CRB.2.2010

CRECHE SENHORA ALFREDO PINTO: “TEMPLO DE CARIDADE”

Cintia de Carvalho Godoy
CCG2010

O negro nos livros didáticos

CINTYA DA SILVA GONÇALVES

CSG.2.2010

DE PROFESSOR A GESTOR: AS MÚLTIPLAS FUNÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO

Clarissa Moura Quintanilha

cmq.2.2011

Um olhar exploratório sobre a percepção do professor em relação ao fenômeno bullying

Crenilza da Silva Rodrigues

CSR.2010

 

Creuzenir Silva Pierrout dos Santos

cp.2.2011

A AVALIAÇÃO SEGUNDO AS EX-BOLSISTAS DO CURSO DOS CIEPS

Cristiane Pereira de Menezes
CPM2014

DISCUTINDO ESPAÇOS NÃO-FORMAIS DE EDUCAÇÃO:MUSEU DA VIDA

Cristiane Prudêncio dos Santos
CPS2010

A ludicidade na sala de aula: considerando a subjetividade docente na realização da sua prática

 Cristiane Ribeiro da Conceição
CRC2014

As Olimpíadas Brasileiras de Matemática nas Escolas Públicas e suas Possíveis Contribuições para o Processo de Ensino-Aprendizagem de Matemática

CRISTIANE SAMPAIO CORREIA

CSC.2.2011

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADE, FAMÍLIA E CONHECIMENTO.

DAIANA WERNECK DE MAGALHÃES BASTOS

DWMB

PRODUÇÕES SUBJETIVAS E ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI
NO BRASIL

DANIELE BORGES ALVES
DBA-2014

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA DA EQUOTERAPIA E O DESENVOLVIMENTO DE CRIANÇAS COM PARALISIA CEREBRAL

DANIELE ESTEVES CAVALCANTI
DEC.2014

TELEVISÃO E EDUCAÇÃO: ENTRECRUZANDO SABERES

Danielle Silva dos Santos

DSS.2009

A Brincadeira e sua importância na Educação Infantil

DANYELLE CRISTINA COSTA RIBEIRO

dccr

O Pedagogo na Equoterapia focando crianças com Encefalopatia Crônica Não Progressiva da Infância (Paralisia Cerebral)

Darlene Abreu de Souza

DAS.2008

A obra de arte na Educação

Debora Souza Neves Gonçalves

dsng

A IMPORTÂNCIA DA LEITURA NOS ANOS INICIAIS ESCOLARES

DEISE SERAFIM BIENIO DA SILVA
DSBS.2014

ALFABETIZAÇÃO: MARCO DO SUCESSO OU FRACASSO ESCOLAR DAS CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES?

Denise Lima de Siqueira

DLS.2.2011

AFINAL, QUEM QUER SER PROFESSOR? ALGUMAS PISTAS TECIDAS SOB O OLHAR DOS ESTUDANTES DO CURSO DE PEDAGOGIA DA FFP/UERJ

DENIZE DOS SANTOS PAES
DSP.2014

CONTRIBUIÇÕES DA LITERATURA NA FORMAÇÃO DO LEITOR: LITERATURA NO MUNDO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

EDNA MACHADO SOARES

EMS.2.2010

A LUDICIDADE NO PROCESSO DE INCLUSÃO DE ALUNOS ESPECIAIS NO AMBIENTE EDUCACIONAL

EDUARDO SANTOS DE OLIVEIRA

ESO.2.2010

CRIME E CASTIGO: A PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES JOVEM POBRE CRIMINOSO

ELAINE SOARES DA SILVA

ESS.2008

A RELAÇÃO ENTRE A MÍDIA E A ESCOLHA DO BRINQUEDO PELA CRIANÇA

Eliane Figale Soares

efs.1.2011

Memórias e histórias compartilhadas: conversando,

lendo e escrevendo sobre autoestima e educação

Elineia Machado Nogueira

emn.2.2011

Pré-escola: contribuições e perspectivas no desenvolvimento infantil e na formação de professores.

Eliza Antonia Marques da Silva Martins

eamsm.1.2011

A invisibilidade dos mestres e doutores negros na sociedade brasileira

ELIZANGELA ESTANISLAU DUARTE DE SOUZA
EEDS.2014

O BRINCAR LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL

ELLEN CRISTINA BABO BAHIA

ECBB.2009

Formação Continuada: O que pensa a Rede Municipal de São Gonçalo e os seus professores, participantes ativos desse processo

Érika Maria Albernoz da Silva

EMAS.2009

A ESCOLA COMO PATRIMÔNIO: ALGUMAS MEMÓRIAS DE OURO, QUEFAZEM RIR, CHORAR OU DE LUTA, ESPERANÇA, RESISTÊNCIA, GRATIDÃO E CARINHO DA ESCOLA MUNICIPAL LUIZ GONZAGA

Evelyn Cecília Carvalho Vaz
ECCV2014

O PROCESSO DE AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Fábia Siqueira Barros da Conceição

FSBC.1.2012

Resgatando a história e memória da linha férrea de visconde de Itaboraí como patrimônio cultural

Fabio dos Santos Marins
FSM2014

TRILHAS E TRAVESSIAS: ENTRELAÇANDO TRAJETÓRIA EDUCATIVA E FORMAÇÃO ACADÊMICA

Fábio Reis Clete Simor

FRCS.1.2011

A importância do pedagogo fora das salas de aula: Projeto AlfaSol e a nova visão do Pedagogo

Fernanda Christina Moura dos Santos
FCMS.2014

Samba e alteridade, pensar e agir cultura em sala de aula

Fernanda Ignácia Lemos Silva Roiffé

FILSR.2009

Crianças e cães na escola: uma educação mais que especial

Fernanda Poerner de Carvalho

FPC.2009

Educação em Tempo Integral: Utopia ou Possibilidade Real?

Flávia Cantuária Nobre Andrade

FCNA.2010

A Música no Currículo Escolar Brasileiro:

O que a história nos revela?

 FRANCIELI MOREIRA MACEDO
FMM2014

O BRINCAR E A RELAÇÃO DA LITERATURA NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Gabriela Das Dores Pedrazza

GDP

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS APRENDIZAGENS DOS/AS ALUNO/AS – PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Gabriella de Andrade Silva

GAS.2009

As duas faces do processo de Inclusão:Um olhar para a rede pública de ensino do município de São Gonçalo

Gabrielle Macedo da Fonseca

gf.2.2011

A EDUCAÇÃO COMO DIREITO DE TODOS: A JUDICIALIZAÇÃO DAS RELAÇÕES COM A E NA ESCOLA

GABRIELLY QUINTANILHA DA MOTA

GQM.2009

Psicanálise e educação: possibilidades de pensar o cotidiano escolar e a subjetividade das docentes das séries iniciais do ensino fundamental.

Giceli Silva Lima

Gsl

Um Dois, Três o livro outra vez: a Literatura Infanto-Juvenil como dispositivo da prática pedagógica

Gilson Henrique Mozzer
GHM2010

O Ensino de Ciências nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental:
Como o professor das séries iniciais do ensino fundamental pode auxiliar para a promoção da curiosidade infantil em interesse científico?

GISELLE MENDES DOS SANTOS

GMS.2.2010

O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PERCURSOS DE UMA PROFESSORA PESQUISADORA

Gláucia de Castro Coelho da Costa
GCCC.2014

*FLASHs* de Memória de uma Professora da Infância: Aprendendo a Aprender nos (entre)caminhos de uma formAção

Gracyelle Albernoz Landes
GAL.2014

Um novo sentido para a leitura: vivências e reflexões sobre a produção escrita de minha filha Maria Isabel

Iana Torres Ferreira da Costa
LTFC.2014

Higiene e Educação da Infância no Rio de Janeiro no início do século XX

Jacqueline de Oliveira Carvalho Pinto Marques

JOCPM.2008

EDUCAÇÃO INFANTIL: AMBIENTE ALFABETIZADOR

Janaína Nunes Pereira
JNP.2014

O pedagogo no conselho tutear II do município de São Gonçalo

Jaqueline Santos da Silva

jss.2.2011

O uso das tic’s no processo de ensino aprendizagem: o blog como ferramenta pedagógica

Jenifer Lopes Rodrigues

JLR.2009

O Cotidiano Escolar na Educação Infantil

 

Joana Nely Marques Bispo

JNMB.2008

A ludicidade como motivação na aprendizagem

Josiane Gomes Cortes

jgc.2.2011

Oficinas Pedagógicas: possibilidades e limites na Educação de Jovens e Adultos

Joyce Froes Araujo
JFA2010

Circo Social: Uma Educação Popular para “crescer e viver”

JUÇARA CORDEIRO DE ARAÚJO PEREIRA

JCAP.2008

INDISCIPLINA NA ESCOLA: Analisando alguns processos ligados à sua produção.

Juliana Cristina Souza Felix
JCSF2010

O professor e a Educação Sexual na sala de aula

Juliana Godói de Miranda Perez

jgmc.2.2011

Experiências-Formadoras: um olhar dirigido aos estudantes do curso normal do Instituto de Educação Clélia Nanci

Karen Fernanda Mourão Batista

KFMB

Júlia Lopes de Almeida e a Educação da Mulher nos Livros das Noivas e das Donas e Donzelas.

KÁTIA REGINA COSTA DE SOUZA

KRCS.2009

A AVALIAÇÃO NO ENSINO FUNDAMENTAL.

 

Katiuscia Dias Silva

kds.1.2012

Percursos de formação e ingresso na carreira docente: Egressos de Pedagogia da UERJ/FFP

Kesia dos Santos Rodrigues

KSR.2.2011

CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS DE HORÁRIO INTEGRAL: uma análise da metodologia empregada.

Laís Araujo Rosa de França

larf

A educação musical no Ensino Fundamental: algumas reflexões

 Laís Barros Pinto do Nascimento
LBPN2014

A importância da Inclusão Escolar desde a Educação Infantil

Laísa Mouco Adolpho Areias

lmaa

ESTADO PENAL E PEDAGOGIA: DISCURSOS EM ESPAÇOS DE PRIVAÇÃO DE LIBERDADE DE ADOLESCENTES EM CONFLITO COM A LEI

Larissa Gomes Melo

lgm

ARQUITETURA ESCOLAR E SUAS RELAÇÕES COM A APRENDIZAGEM

LARISSA MACHADO DE SOUZA

Lms.2.2010

PRODUÇÃO DE SUBJETIVIDADES E APRENDIZAGEM INVENTIVA

 LARISSA PAZ AZEVEDO
LPA2014

EXPERIÊNCIAS E ATRAVESSAMENTOS NA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES: O PIBID/CAPES/UERJ COMO UM DISPARADOR

Latife Rodrigues Faraht

LRF

MÉTODO NATURAL DE ALFABETIZAÇÃO: REFLEXÕES E CRÍTICAS A PARTIR DE UM ESTUDO DE CASO

 LEIDIANE DOS SANTOS AGUIAR MACAMBIRA
LSAM2014

VER, ENXERGAR, OLHAR, ENSINAR... O PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PESQUISA E UMA ESCRITA OUTRA SOBRE AS EXPERIÊNCIAS DE PROFESSORES DE ALUNOS QUE “NÃO VÊEM COM OS OLHOS”

LETÍCIA D’ AMATO DOS REIS

LDR.2010

EDUCAÇÃO INCLUSIVA: UMA REFLEXÃO

Lidia Soares Pereira

LSP.2009

Fios de Ouro em Segredo: as expectativas de jovens e adultos ao retornarem à escola.

LILIANE VIEIRA BARBOSA MARINS

LVBM.2010

RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: A AFETIVIDADE COMO MEDIADORA DA APRENDIZAGEM

Luan Sávio de Castro Oliveira

LSCO

Oficina de texto, cartografia e políticas de formação de professores

LUANA COSTA DE MENDONÇA

LCM.2009

DESENVOLVIMENTO HUMANO A PARTIR DE UM CÁRCERE PRIVADO

Luanda Julio Santos

LJS2010

As contribuições das brincadeiras na educação infantil e o desenvolvimento biopsicosocial e mental da criança

LUCIANA ANDRÉ GASPAR

LAG.2.2010

A PRODUÇÃO DAS DIFICULDADES DE APRENDIZAGENS E O FRACASSO ESCOLAR NO INTERIOR DE SÃO GONÇALO E UMA ALTERNATIVA, ENSINAR E INTEGRAR EM SOCIEDADE

Luciana da Silva Veloso

LSV.2008

A Contação de histórias e a Infância: contribuições para um projeto pedagógico na Educação Infantil

Luciana de Moura Souza

LMS.2008

Perspectivas e desafios da Pedagogia Freinet em uma instituição privada e urbana: reflexões acerca da defesa de Freinet à escola pública para o povo em meio ao ambiente natural - um estudo de caso da pré-escola da Escola Criar

LUCIANA DE SOUZA FERRAZ

LSF.2.2010

POLITICAS PARA A INFANCIA NO BRASIL: UMA PERSPECTIVA HISTÓRICA

Luciana Rodrigues de Araújo

LRA

DESAFIOS E DIFICULDADES DOS JOVENS DAS CLASSES POPULARES NO ENSINO SUPERIOR PÚBLICO

Lucimar da Silveira Vieira Machado

LSVM.2008

Desenho – Pré-estabelecido e Espontâneo

Luís Carlos Coo Moledo
LCCM.2014

Alunos com altas habilidades/superdotação na escola pública: quais perspectivas são produzidas para o desenvolvimento dos alunos com altas habilidades?

Luzia Gavina Cruz Barreto

LGCB.1.2011

Dialogando com as vozes infantis: possíveis caminhos para a construção da cidadania infantil

Luzmila Eva Ruiz Donaire

LERD

Educação Inclusiva na Perspectiva Intercultural

Magnólia Carneiro Godinho

MCG

O PAPEL DO PROFESSOR NA QUESTÃO DISCIPLINAR:UM CONSTANTE
DESAFIO AO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO

Mairy Moreira de Azevedo

MMA2010

sistema regular & sistema de cotas: O Que Revelam os Dados de Ingresso de 2003 a 2009 sobre a política de Acesso aos Cursos da UERJ? - Possíveis Leituras

 Marcella Cristina Pestana do Nascimento Silva
MCPNS2014

O uso da cinoterapia no âmbito educacional

MARCELLE MARQUES COTRIM PINTO

MMCP.2.2010

MIDIA E EDUCAÇÃO: UMA ANÁLISE DO DISCURSO DO PROGRAMA SUPERNANNY

MARCELO TINOCO DE VASCONCELOS

MTV

O SUPER-HERÓI E O IMAGINÁRIO INFANTIL

Márcia Conceição Alves Lopes Soares

MCALS

CAPITAL CULTURAL E A EDUCAÇÃO ESCOLAR DE CRIANÇAS DAS CAMADAS POPULARES: QUESTÕES PARA REFLEXÃO

Márcia de Souza Iglésias da Silva

MSIS.2010

Continuidade, transformação e reutilização das cantigas de roda na Educação Patrimonial

Maria de Fátima Juliano Barbosa

fj.2.2011

O CONSTRUTIVISMO NO CURSO DE ATUALIZAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESCOLAS DE HORÁRIO INTEGRAL – O CURSO DO CIEP: UMA NOVA CONCEPÇÃO DE EDUCAÇÃO

Maria dos Remédios Barbosa

mrb.2.2011

Raízes do passado, presentes nas memórias: a “Capelinha” da antiga fazenda do bairro Engenho Pequeno – São Gonçalo

Maria Emília Pereira Limeira Martins

meplm.1.2011

A CONCEPÇÃO DE UNIVERSIDADE NO PENSAMENTO SOCIAL DE ANÍSIO TEIXEIRA

Maria Izabel Gonçalves Rodrigues

MIGR.1.2012

UMA PRIMEIRA APROXIMAÇÃO CONCEITUAL, HISTÓRICA E POLÍTICA AO ATENDIMENTO ESCOLAR ESPECIALIZADO “CLASSE HOSPITALAR”: A EXPERIÊNCIA DO GETULINHO

Maria Priscilla Rodrigues de Brito

mpb.2.2011

POLÍTICAS DE AÇÕES AFIRMATIVAS: ANÁLISE DO SISTEMA DE COTAS DA UERJ ATRAVÉS DOS GRUPOS FOCAIS

MARIANA CARDOSO DE MELO

MCM.2008

Quando a Questão Médica Atravessa a Educação: A Diversidade no Ambiente Escolar

Mariana de Marins Ramos

MMR.1.2012

Teoria e prática rumo à compreensão do TDAH no âmbito escolar

Mariana Pestana Gaspar Affonso
MPGA2010

Pedagogia do Samba: O Samba como ferramenta de aprendizado

 MARIANE DA SILVA GUEDES
MSG2014

POSSÍVEIS DESLOCAMENTOS... DISCUTINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES SOB A PERSPECTIVA DA INVENÇÃO

MARIETHE DE AZEVEDO MARTINS

MAM.2.2010

FILOSOFIA PARA CRIANÇCAS: UM CAMINHO PARA O RESGATE DE VALORES NA ESCOLA E NA FAMILIA?

Marivalda Gonçalves Dias

mgd

O Manual "A Vida do Bebê": A Educação da Mãe e a Formação da Criança Ideal pela Puericultura do Dr. Rinaldo de Lamare

MARLUCE DOS SANTOS

MSS.2.2010

O EXERCICIO DA DOCENCIA PELO PROFESSOR LEIGO

 Marriete da Silva Cruz
MSC2014

Encontros com a Pedagogia: narrativas de estudantes

Marynéa Vasconcellos de Freitas Novaes
MVFN2010

A POSIÇÃO DO PROFESSOR COMO MEDIADOR DA EDUCAÇÃO FRENTE À EXCLUSÃO DO SABER, NA ESCOLA EM SALA DE AULA.

Michel Gonçalves Goulart
MGG.2014

Ensino Religioso na Educação Pública Brasileira

Micheli Lanes Meirelles

mlm.1.2011

ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: CARTOGRAFIA, GESTÃO INVENTIVA E ANÁLISE DE IMPLICAÇÃO

Michelle Almeida de Carvalho

mac.2.2011

Construções identitárias da criança negra e relações etnicorraciais no ensino fundamental

Michelle Puente Azevedo
MPA2010

Professores Indígenas Guarani Mbya de Angra dos Reis – RJ: Práticas Pedagógicas e Projetos de Futuro.

Michelle Ribeiro Lessa do Nascimento

mrln

A INSERÇÃO DAS TECNOLOGIAS NAS ESCOLAS E A CULTURA ESCOLAR

MICHELLE ROCHA MATTOS

MRM.2.2010

EDUCAÇÃO MUISCAL: UMA REALIDADE DISTANTE?

MONICA DE OLIVEIRA KORTE CAMP

MOKC.2010

A RELAÇÃO ENTRE ESCOLA E FAMÍLIA DE CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

Mônica Elizabete Amaral Soriano

MEAS.2009

Contos de Fadas e Identidade Infantil

Mônica Silva Brito

MSB.2010

A gestão de recursos públicos da educação (1996-2009): (des)valorização dos profissionais do magistério

Monique Mesquita Aguiar Araujo

MMAA1.2012

UM TOQUE DE MAGIA NO CENÁRIO INFANTIL: A IMPORTÂNCIA DOS CONTOS DE FADAS NA INFÂNCIA.

NAILA DE FIGUEIREDO PORTUGAL

nfp

PERCURSOS DE FORMAÇÃO DA PROFESSORA-ALUNA-PESQUISADORA EM DIFERENTES ESPAÇOS QUE DIALOGAM

Natália Fraga Coutinho

NFC.1.2011

Processos comunicacionais nas reivindicações sobre o direito à educação em São Gonçalo nas vozes dos movimentos sociais: um estudo de caso

Natália Moreira Lima de Assunção

NMLA.2009

Cinema na Escola: uma linguagem que reconfigura o olhar da infância, da cultura e da família em filmes infantis

Natasha Hermida Pereira Castro da Silva

NHPCS.2009

Pedagogia Empresarial: uma nova perspectiva de trabalho

Nathália Farias Monteiro

NFM.2009

As relações entre a teoria na formação do professor alfabetizador e a prática da alfabetização

 Nathalia Mathias Vaz
NMV2014

A vivência do lúdico nas séries iniciais do Ensino Fundamental

Nelceli Costa Dantas de Oliveira
NCDO2010

Alunos Trabalhadores no Curso de Pedagogia

Ozana Tauana Fagundes da Silva

OTFS.2.1010

A criança autista e sua inclusão escolar no Ensino Fundamental do Município de São Gonçalo, Rio de Janeiro.

Pamela Cardoso Carvalho

PCC.1.2012

PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E AS APRENDIZAGENS DOS/AS ALUNO/AS – PERCEPÇÕES DAS PROFESSORAS DO ENSINO FUNDAMENTAL.

 Paola Dias dos Santos
PDS2014

Infância, mídia e consumo: Problematizando a influência da mídia na infância

Paola Figueiredo Damas
PFD2010

Condições de surgimento da violência dentro dos espaços escolares: estudando as particularidades que influenciaram a entrada da violência nas escolas brasileiras

Patrícia Vianna e Souza
PVS.2014

A Socialização por meio da Brincadeira na Educação Infantil

PAULA de MOURA Martins

PMM.1.2011

O espaço físico e relacional enquanto possibilidade para o desenvolvimento infantil: um estudo de caso da UMEI Arca de Noé

PAULA FERNANDA NUNES FERREIRA

PFNF.2.2010

O ARQUIVO ESCOLAR E SUA PARTICIPAÇÃO NA CONSTRUÇÃO DE UMA MEMÓRIA INSTITUCIONAL

Priscila dos Santos Machado

psm

TORNAR-SE PROFESSORA: ENSINAR E APRENDER NO PROCESSO DE FORMAÇÃO E CONSTRUÇÃO DE UMA IDENTIDADE DOCENTE

Priscila Pedro Andrade

PPA.2008

Lendo o espaço para compreender a escola: Um estudo sobre alfabetização patrimonial na Educação Infantil

Priscilla Gomes Guilles Mattos
PGGM2010

Biografias educativas na formação de professoras: as narrativas (auto) biográficas de professoras de educação infantil em São Gonçalo

Rachel Bitencourt dos Santos Cavalcante

rbsc.2.2011

Cadernos de registros e formação de professores

 

Rachel Costa d’ Almeida

RCA.2008

Matemática: Uma reflexão sobre o ensino da divisão de números naturais no 4º e 5º anos do Ensino Fundamental para uma aprendizagem significativa

RACHEL CRISTINA ARAUJO DE OLIVEIRA

RCAO.2.2010

REFLETINDO SOBRE ALFABETIZAÇÃO PATRIMONIAL A PARTIR DE OFICINAS DE “CONTAÇÃO DE HISTÓRIAS”

RAFAEL GUIMARÃES COSTA

rgc

A linguagem fílmica e as representações da cultura escolar: juventude, autoridade e (in)disciplina

Rafaella Maria Chaves
RMC.2008

Análise da abordagem do tema meio ambiente em livro didático dos primeiros ciclos do ensino fundamental, visando uma educação ambiental transformadora

Rafaella Neves Leitão

RNL2014

Prescrições Médicas e Noções de Higiene para as escolas do Rio de Janeiro no início do século XX

Raphael Francisco Dias de Melo Vieira

rfdmv.1.2011

Os processos de aprendizagens na escola: uma

perspectiva da invenção

Raquel de Souza Valim

rsv.2.2011

Olhares sobre a alfabetização

 Raquel Santos Corrêa Bom
RSCB2014

Espaço não-formal de educação em perspectiva: importância da formação e atualização de professores na Escola Bíblica Dominical para crianças na Igreja Protestante

Regina de Deus Ramos
RDR2010

Contribuições da avaliação na EJA

Regina Lúcia Fernandes de Albuquerque
RLFA.2008

A escola enquanto lugar de memória: contribuições para ressignificação da subjetividade inferior atribuída as classes populares

Renata da Silva Malta

RSM.2010

Investigando processos de ensino da leitura e escrita na escola: contribuições para a formação de professores

RENATA MENEZES DE SOUZA

RMS.2009

PEDAGOGIA DA ALEGRIA NA BUSCA DA POTENCIALIZAÇÃO DA VIDA

 Renata Torres Carvalho
RTC2014

As contribuições da pedagogia montessoriana para o desenvolvimento de capacidades sensoriais e motoras

Renato Poubel Souza Assumpção
RPSA2010

Cidadania e Educação Física: um encontro (im) possível

Ricardo Barboza Söldon
RBS.2008

A Escola dos Imigrantes Alemães no Brasil no período 1824 – 1938:

Avanços e Retrocessos Educacionais.

Roberta de Lima Amaral
RLA2010

Gostar ou não gostar, eis a questão: conversando sobre o mito da leitura nos primeiros ciclos do Ensino Fundamental.

ROBERTA MACHADO DE SOUSA

RMS.2008

O estigma na escola: A produção do “aluno-problema”

Rosa Maria Ribeiro Tavares
RMRT.2008

O fracasso escolar nas séries do ensino fundamental: a persistência de uma velha questão

Rosalba dos Reis Figueredo Santos

RRFS.2009

Um Estudo sobre as razões e efeitos da Lei 5.540/68 na Educação Superior durante o Regime Militar

Rosana Francisca de Paula

RFP.2008

O jogo pelo jogo: uma (re)visão na relação jogo-educação

ROSANE DE SOUZA PRADO

rsp

Educação Financeira no Ensino Fundamental I

ROSILENE DE SOUZA ALVES LIMA

RSAL.2009

O OLHAR SOBRE A ATIVIDADE LÚDICA NAS ESCOLAS

ESPECIAIS E INCLUSIVAS.

Ruttyê Silva de Abreu
RSA.2014

OS “GRANDES PEQUENOS” E EU: COMO ME FORMEI PROFESSORA

SABRINA DIAMANTINA DA SILVA

SDS.2.2010

A INFLUENCIA NEOLIBERAL NA EDUCAÇÃO

Salete do Amaral Pereira da Silva

saps.1.2011

OS SENTIDOS DA AVALIAÇÃO EDUCACIONAL

NAS NARRATIVAS DOS ALUNOS DE PEDAGOGIA

Samanta Garcia Aguiar
SGA2010

Dificuldade de aprendizagem no olhar de professoras

SÂMELA CRISTINNE FURTADO DE CARVALHO

SCSC.2.2010

Reflexões acerca da familia e da escola na reforma educacional de Fernando de Azevedo no distrito federal em 1927/1930

SAMIE MICHIMOTO BERINO

smb.1.2011

AS ESCOLAS NIPO-BRASILEIRAS E O PRJETO DE NACIONALIZAÇÃO DO PRESIDENTE GETÚLIO VARGAS DE 1937 A 1945

Sandra Maria Ferreira da Silva

smsf.2.2011

Refletindo Sobre o Pedagogo Social e suas Possibilidades de Atuação Transformadora

 Sandra Regina Frederico de Lacerda de Lima
SRFLL2014

Investigando a Cultura de Pares na Educação Infantil numa escola gonçalense

Sandra Regina Mota Duarte

SRMD.2008

A EDUCAÇÃO NO CONTEXTO NEOLIBERAL

 SANDRA RODRIGUES LOPES
SRL2014

CRECHE UFF: SUA HISTÓRIA E SEUS FAZERES NA EDUCAÇÃO INFANTIL.

Selma Alvares Farias Souza

SA.F.S.2. 2011

Por uma análise do Curso de Formação Continuada para professores da Educação de Jovens e Adultos Em São Gonçalo – Projeto Fazendo Escola-2007

Shirlei Pereira Coutinho

spc.1.2012

EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: PERSPECTIVAS PARA O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL NO MERCADO DE TRABALHO

SILVIA PEREIRA AZEVEDO DE MATTOS

spam.1.2011

MARCOS HISTÓRICOS E LEGAIS SOBRE A ESCOLARIZAÇÃO DE PESSOAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

SILVIA ROCHA BAPTISTA

srb

OS ARTÍFICIOS TECNOLÓGICOS ATRAVESSANDO A FORMAÇÃO DOCENTE

SIRLEI OLIVEIRA TERRA SIMÕES DE CARVALHO

SOTSC.2009

A QUESTÃO DA VIOLÊNCIA VERBAL DOCENTE NA VIDA DO ALUNO

SOCCIARAY JESUS OLIVEIRA

SJO.2009

A INDISCIPLINA ESCOLAR: O PROCESSO DE FORMAÇÃO DOCENTE E A INSTITUIÇÃO ESCOLAR FRENTE A SITUAÇÕES DE CONFLITO

SÔNIA REGINA MONSORES BOMFIM
SRMB.2014

Espaço Educativo não formal: práticas na escola pública

Soraya Barroso Martins

SBM.2009

DESENHO INFANTIL: ESPONTÂNEO OU CULTIVADO?

Suellen Stelita Destefani

SSD.2009

O Projeto InvestUERJ – buscando caminhos para a construção de uma prática pedagógica transformadora

SUZANA DE QUEIROZ DA SILVA

SQS.2008

Educação Física escolar: relações de troca em busca de um espaço menos segregado

Swylane de Oliveira Rodrigues

sor

REGISTROS DE UMA HISTÓRIA – A FORMAÇÃO DE PROFESSORA

PESQUISADORA ALFABETIZADORA EM AÇÃO

TAISI RAFAELE CARVALHO DO NASCIMENTO
TRCN.1.2012

EDUCAÇÃO E SISTEMA SOCIOEDUCATIVO: QUE RELAÇÃO É ESSA?

Tamiris Bueno de Freitas
TBF2010

Monografia: pesquisa na formação docente ou conclusão de curso?

Tatiana Barbosa de Oliveira Carneiro

tboc.2.2011

A Hiperatividade no contexto escolar: pistas para sua compreensão a partir da literatura médica e educacional

 Tatiana Duarte Monteiro
TDM2014

O Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro e suas repercussões na Educação de Jovens e Adultos no município de Tanguá/RJ

Tatiana Gonçalves Costa

TGC.2008

O Plano Municipal de Educação e suas repercussões no direito à educação infantil no município de São Gonçalo

Tatiana Ribeiro Almeida

tra.1.2011

Leitura Prazerosa: experiências e reflexões

 

TATIANE FERREIRA DE SOUZA

TFS.2.2010

Pensamento social do primeiro juiz de menores do rio de janeiro José Cándido de Albuquerque Mello Mattos e a criação das instituições assistenciais do distrito federal (1924-1934)

Tereza Cristina Ferreira de Alamo

tcfa.2.2011

TECENDO DIÁLOGOS NAS RELAÇÕES ENTRE TEORIA, PRÁTICA E REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DO EDUCADOR

Thaís Rosa dos Santos Lopes

TRSL

A Higiene Mental no Pensamento Social de Arthur Ramos no Rio de Janeiro de 1933 a 1934: medicina e educação.

THAMIRIZ DA SILVA CAVALCANTI

TSC.1.2012

O PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO E SUA IMPLANTAÇÃO NO MUNICÍPIO DE SÃO GONÇALO

Thatiane Pinho da Costa

tpc

MEMÓRIA E INFÂNCIA: OS DESAFIOS DO TRABALHO COM A MEMÓRIA NUMA ESCOLA DE EDUCAÇÃO INFANTIL

Tielem Feliciana Duarte de Mello

TFDM.2010

Cultura de Pares na Educação da Infância: primeiras investigações

VALÉRIA DE OLIVEIRA VILHENA

vov

EXPERIÊNCIA E NARRATIVAS NOS CAMINHOS DA FORMAÇÃO INVENTIVA DE PROFESSORES

VALERIA LUISA BRAGA

VLB.2009

Práticas de Leitura das alunas do curso de Pedagogia da FFP-UERJ

Vanessa da Gloria Ferreira Paulo
VGFP2010

Bullying no cotidiano de escolas de São Gonçalo e programas
de intervenção

Vanessa Rodrigues de Sá
VRS2010

O ENSINO DE CIÊNCIAS NO COTIDIANO DOS ALUNOS NAS SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Vanessa Souza Oliva de Barcellos

VSOB.2010

CONDIÇÕES DE ALFABETIZAÇÃO: LEITURAS DO FRACASSO ESCOLAR

Vania Lucia das Graças Silveira

VLGS.2009

Em defesa da Educação Infantil: as lutas da Creche Escola Comunitária do Bairro Antonina pelo direito à Educação

Verônica Maria Gomes Pereira Vianna

VMGPV.2008

A escola de Educação Infantil e o desafio do conhecimento compartilhado

Vivian da Silva Costa Vaz

VSCV.2008

A criança e a mídia: uma delicada relação

 VIVIANE BATISTA NUNES
VBN2014

A importância dos jogos, brinquedos e brincadeiras na aprendizagem de alunos da educação infantil.

VIVIANE CAMPOS MONTEIRO

VCM.2.2010

A IMAGEM NO LIVRO INFANTIL

 

Viviane dos Santos Oliveira

VSO.2008

Memórias da escola de tempo integral

VIVIANE RODRIGUES BERRIEL

VRB.2.2010

HISTÓRIA, ANÁLISE E REFLEXÕES ACERCA DAS CARTILHAS DE ALFABETIZAÇÃO MO BRASIL

Wellington Santana Moraes de Sa
WSMS2010

A presença do negro no livro didático de História do ensino fundamental: uma primeira análise