Sobre o PROFMAT


O PROFMAT (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional)

É um programa de pós-graduação stricto sensu que se dedica à formação continuada de professores de Matemática que atuam na educação básica. Sua criação em 2011 foi resultado de uma política pública destinada a incentivar a qualificação e o aprimoramento profissional desses educadores.

Na FFP, a primeira turma do programa teve início em maio de 2016. O PROFMAT é uma iniciativa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é oferecido por diversas instituições de ensino superior que compõem uma rede nacional. Sua estrutura é modular, abrangendo disciplinas nas áreas de Álgebra, Análise, Geometria, Probabilidade e Estatística, Ensino de Matemática e Pesquisa em Educação Matemática.

O programa é desenvolvido em colaboração com universidades integrantes da Universidade Aberta do Brasil/Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) e é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), em parceria com o Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (IMPA). É sempre importante ressaltar que o PROFMAT é disponibilizado gratuitamente por meio das instituições de ensino superior participantes da rede nacional.

O PROFMAT adota uma abordagem semipresencial, onde parte das atividades e interações ocorre presencialmente, em um ambiente físico, enquanto outras são realizadas remotamente. O objetivo principal é atender professores de Matemática em exercício na Educação Básica, especialmente aqueles provenientes de escolas públicas, que buscam aprimorar sua formação profissional e adquirir um domínio aprofundado de conteúdos matemáticos relevantes para a prática docente.

Anualmente, o PROFMAT realiza um processo seletivo regido por um edital que apresenta as diretrizes e informações necessárias para o Exame Nacional de Acesso (ENA) ao programa. As questões desse exame são elaboradas para avaliar o conhecimento numérico, geométrico, estatístico, de análise combinatória, probabilidade, álgebra e conhecimento algébrico/geométrico dos participantes. Esse processo tem como finalidade medir o domínio matemático considerado mínimo para ingresso no PROFMAT.

A UERJ é uma instituição associada do PROFMAT desde 2012, mas a FFP só passou a ser um polo da UERJ, com turma específica do programa, em 2016. Em 2021, a Deliberação Nº04/2021 da UERJ passou a figurar como instrumento normativo do PROFMAT em toda a UERJ.

O PROFMAT tem a característica de divulgar em edital o período presencial de suas aulas em cada polo. Especificamente na FFP, o PROFMAT tem encontros presenciais nas quintas-feiras, nos turnos da manhã e da tarde.

PROFMAT-UERJ na FFP

Coordenação Adjunta local: Prof. Dr. Abel Lozano

Vice-coordenação adjunta local: Profa. Dra. Priscila Petito

O PROFMAT possui nota máxima do CAPES – Quadriênio 2017 – 2020

Ambiente Virtual de Aprendizagem – AVA PR2

O PROFMAT da FFP-UERJ tem um ambiente virtual específico, onde ações assíncronas são realizadas, material é disponibilizado e onde estão concentradas informações aos estudantes sobre as disciplinas em curso.

Exame Nacional de Qualificação – ENQ

No PROFMAT, o processo de qualificação diverge do formato convencional. Duas vezes ao ano, o programa realiza o Exame Nacional de Qualificação (ENQ), cujo objetivo é assegurar que os estudantes possuam um domínio adequado dos conhecimentos nas quatro disciplinas obrigatórias iniciais. A fim de obter o título de mestre, o mestrando deve alcançar uma nota igual ou superior a 5 no referido exame.

O ENQ é uma avaliação escrita elaborada pela Comissão Nacional de Avaliação de Estudantes, abrangendo o conteúdo das quatro disciplinas essenciais do programa (Números e Funções Reais, Matemática Discreta, Geometria e Aritmética). Seu propósito é certificar que os alunos tenham assimilado os conhecimentos mínimos exigidos nessas áreas fundamentais do curso. Além disso, o exame visa avaliar a qualificação desses alunos nos saberes matemáticos abordados no programa, sendo um requisito necessário para a obtenção do título de mestre.

Trabalho de Conclusão de Curso – Dissertação

O trabalho de conclusão final do PROFMAT aborda temáticas específicas que possuem relevância direta no currículo de Matemática da Educação Básica, refletindo-se de maneira concreta na prática pedagógica em sala de aula.

O propósito desse trabalho consiste em aprofundar o entendimento dos mestrandos acerca de questões relacionadas ao ensino e aprendizagem da Matemática, explorando assuntos que possam contribuir para aprimorar a qualidade do ensino dessa disciplina. A seleção cuidadosa dos temas abordados no trabalho de conclusão busca considerar sua pertinência e os impactos tangíveis que podem ser observados no contexto da docência.

Nesse sentido, o trabalho de conclusão do PROFMAT transcende a pesquisa acadêmica, priorizando direcionar seus esforços para o desenvolvimento de estudos que efetivamente beneficiem a prática docente. Os mestrandos são incentivados a investigar e propor soluções para desafios e problemas concretos enfrentados pelos professores de Matemática na Educação Básica, com o objetivo de aprimorar a qualidade do ensino e promover uma educação matemática mais significativa e efetiva. É a ideia de incentivar a pesquisa sobre a própria prática e sobre os instrumentos normativos como estratégia para subsidiar a existência de um profissional em constante formação, alinhado às discussões e atuante nos debates sobre a escola que queremos na sociedade que almejamos.

Produto Educacional (PE)

No contexto de um mestrado profissional, como é o caso do PROFMAT, o produto educacional se apresenta como uma conquista altamente desejável e valorizada. Ele representa uma expressão tangível do conhecimento adquirido e das habilidades desenvolvidas ao longo do programa, bem como uma valiosa contribuição para a prática profissional.

O produto educacional é esperado como uma evidência concreta do domínio teórico e da capacidade de aplicação prática. Sua elaboração envolve uma cuidadosa pesquisa, análise minuciosa e reflexão aprofundada sobre um tema relevante para o campo de atuação profissional do mestrando.

Ao finalizar o mestrado com um produto educacional de qualidade, o estudante demonstra seu comprometimento com a excelência acadêmica e a melhoria contínua da prática docente. Além disso, ele contribui de forma significativa para o avanço do conhecimento na área, ao compartilhar soluções práticas, materiais didáticos inovadores, propostas curriculares aprimoradas ou relatórios técnicos fundamentados.

O produto educacional representa não apenas um resultado individual, mas também uma valiosa contribuição para a comunidade acadêmica e profissional. Ele destaca o mestrando como um profissional qualificado, capaz de impactar positivamente seu campo de atuação e de disseminar conhecimento relevante e aplicável. Nessa perspectiva, o produto educacional desenvolvido no PROFMAT se torna um selo de excelência, enriquecendo o percurso profissional do professor e dando a ele o papel de multiplicador de ideias. Como membro dessa articulação entre teoria e prática, o docente passa a participar ativamente da socialização de materiais, da discussão curricular e até a contribuir para a formação inicial e continuada de outros colegas de profissão.


E-mail do PROFMAT FFP-UERJ: profmat.ffp.uerj@gmail.com

E-mail do Departamento de Matemática da FFP-UERJ: dmat.ffp@uerj.br

Site da FFP: www.ffp.uerj.br

Site do PROFMAT: https://profmat-sbm.org.br/

Instrumento normativo do PROFMAT na UERJ: Deliberação Nº04/2021

Ambiente Virtual de Aprendizagem do PROFMAT FFP UERJ: AVA PR2 – PROFMAT FFP-UERJ