:: NORMAS DE PUBLICAÇÃO ::

1. Os trabalhos devem ser enviados para análise em cd-rom ou e-mail do editor, em formato de documento do Word, sendo em fonte Arial, com tamanho 12; sem numeração de páginas.
  • Artigos e opinião - no mínimo 6 e no máximo 12 páginas (incluindo gráficos, tabelas, figuras, mapas, notas e bibliografia).
  • Imagens e tabelas devem ser enviadas também em arquivo anexo, salvos em jpg ou gif, tamanho máximo 400x400pixels resolução de saída 72dpi, e suas respectivas posições indicadas no corpo do texto em negrito.
    Os artigos devem orientar na seguinte ordem:
   
 

Título (centralizado, caixa baixa e negrito)
Autor(es) (alinhar à direita)
Créditos do(s) autor(es) - alinhar à direita.
Resumo (máximo 150 palavras ou 6 linhas)
Palavras-chave: máximo 5, separadas por ponto e vírgula (;)
Abstract (seguindo modelo do resumo)
Key words (seguindo modelo das palavras-chave, abaixo do abstract).

Corpo do texto: usar espaçamento simples nas entrelinhas.

Notas (ao final do texto, formatação igual ao do texto, antes das referências bibliográficas, com números arábicos)

Referências bibliográficas:

     
2. Resenhas de livros e teses - uma página contendo idéias centrais do(s) autor(res), divisão do livro e a contribuição para o pensamento geográfico. Formatação de letra e de parágrafo seguem as instruções do artigo.

3.
Todos os trabalhos devem seguir as instruções redatoriais:
Título do trabalho - centralizado, em negrito, caixa alta e baixa, acima do texto da primeira página, tamanho 12 - atenção: não numerar título, nem subtítulo.
Subtítulos: alinhados à esquerda, em caixa alta e baixa, negrito, tamanho 12.
Nome do(s) autor(es): abaixo do título à direita.
Créditos do Autor: primeiro item da notas. Identificação e local de trabalho dos autores.

Exemplo: Manoel de Almeida*

Notas
* Professor Assistente do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Mestre em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

4. Notas no texto: numeradas no corpo do texto e apresentadas no final, antes da referência bibliográfica (quando se referirem a títulos bibliográficos, deverão apresentar o nome do autor, título da obra em itálico: subtítulo em itálico, número da edição (se não for a primeira), local de publicação, nome da editora, data da publicação, número (s) da(s) página(s).

           Exemplo: 1 - Essa abordagem pode ser aprofundada com a análise do processo de valorização do capital. Ver: MARX, K. O capital:            crítica da economia política. 3. ed. São Paulo: Nova Cultural, 1988. p. 142-276.

5. Referências Bibliográficas: deverão ser apresentadas em ordem alfabética, pelo último sobrenome do autor, conforme descrição a seguir:

           Livros: sobrenomes(s) do(s) autor(es) em caixa alta, seguido do(s) nome(s) em caixa alta e baixa; título, em itálico: subtítulo do livro            e caixa alta e baixa; tradução, se houver; número da edição (se não for a primeira); volume; local de publicação; editora; ano da            publicação.

           
Exemplo: KONDER, Leandro. A derrota da dialética. Rio de Janeiro: Campus, 1989.

            Artigos: sobrenome(s) do(s) autor(es) (caixa alta), letras iniciais de seu(s) nome(s), título dos artigos, títulos da revista em itálico,            cidade, volume, número, número da página inicial e final do artigo. Mês e ano.


            Exemplo: SANTOS, Milton. A revolução tecnológica e o território: realidades e perspectivas. Terra Livre, São Paulo: AGB-Nacional,            n. 9, p. 7-17, jul-dez 1991.


           Capítulos de livro: AUTOR DO CAPÍTULO. Título do capítulo. In AUTOR DO LIVRO. Título do livro. Edição. local de publicação            (cidade): editora, data (ano). Páginas inicial e final do capítulo.

            Artigos de jornais: AUTOR DO ARTIGO. Título do artigo. Nome do jornal, local de publicação (cidade), data (dia, mês e ano). Número            ou título do caderno, seção ou suplemento, páginas inicial e final do artigo.

           Dissertação/teses: sobrenomes(s) do(s) autor(es)(caixa alta), letras iniciais do(s) nome(s), título do trabalho (itálico): subtítulo            (redondo), número de folhas ou volume. Categoria (grau e área de concentração) - Instituição, data (ano).


            Citação de documentos, anuários, CD-ROM, internet, FTP e outros não esclarecidos aqui, o(s) autor(es) deve(m) seguir as normas da            ABNT. Em caso de dúvidas, entre em contato O conselho editorial e o DEPEXT, na revisão do texto, podem fazer ajustes para melhor            clareza para o leitor.