REGISTRO DE INTERESSE EM CURSOS DE MESTRADO E DOUTORADO

 

DOUTORADO

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    O Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em História Social do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de São Gonçalo, foi recomendado pela CAPES em 2006 e destina-se a formados em História e áreas afins, tendo aberto sua primeira turma em agosto daquele mesmo ano. O Doutorado autorizado em 2014 tem previsão para início em 2015. O Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) tem como área de concentração a História Social do Território. A proposta funda-se no entendimento do território enquanto espaço social que contempla desde o local até as redes globais, dos movimentos, agentes e instituições até as formas de construção, representação e apropriação simbólicas. São duas as linhas de pesquisa do Programa: Território, Identidades e Representações e Território, Relações de Poder e Movimentos Sociais. 

 

MESTRADO ACADÊMICO

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    O Mestrado em Educação tem como área de concentração "Processos formativos e desigualdades sociais", buscando, de um lado, manter-se fiel à história institucional que remete à origem do próprio processo de constituição desta unidade da UERJ, no município de São Gonçalo, e de outro, à produção de um conhecimento mais focalizado na Formação de Professores vocacionados para a Educação Básica em periferias urbanas; vocação esta dedicada aos processos formativos de professores que, tendo como formação básica a docência, vêm atuando nas salas de aula e são cada vez mais solicitados no âmbito da gestão escolar, no desempenho de funções técnicas e/ou de assessoria e consultoria junto à administração tanto pública, quanto privada da educação, nos diversos fóruns educativos e nos movimentos sociais e culturais organizados na cidade de São Gonçalo e municípios da Região Metropolitana do Rio de Janeiro e do Leste Fluminense.

    O corpo docente do Mestrado em Educação é composto por 17 (dezessete) professores permanentes, 04 (quatro) colaboradores.

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    O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS) teve seu curso de Mestrado recomendado pela CAPES em 2012 e tem como principal objetivo promover o aprimoramento científico visando à formação de docentes, pesquisadores e profissionais qualificados para o desenvolvimento de atividades científicas e docentes nas áreas Ambiental e de Educação em Biologia. Para tanto, se articula em duas áreas de concentração: Ensino de Biologia e Biodiversidade e Sociedade. 

    O corpo docente do programa possui 17 (dezessete) docentes permanentes e 2 (dois) colaboradores.

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    O Programa de Pós-Graduação em Geografia, curso de mestrado acadêmico (stricto sensu) do Departamento de Geografia da Faculdade de Formação de Professores da UERJ - campus São Gonçalo - propõe o nexo Produção Social do Espaço: Natureza, Política e Processos Formativos em Geografia como área de concentração. Terá a primeira turma iniciando no segundo semestre de 2012.

    O Programa estrutura-se em torno de três linhas de pesquisa, a saber: Geografia e Relações de Poder; Natureza e Dinâmica da Paisagem; Ensino de Geografia.

    Atualmente o Programa conta com 19 (dezenove) professores, sendo 18(doze) permanentes e 1(um) colaborador.

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    O Programa de Pós-Graduação stricto-sensu em História Social do Departamento de Ciências Humanas da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, campus de São Gonçalo, foi recomendado pela CAPES em 2006 e destina-se a formados em História e áreas afins, tendo aberto sua primeira turma em agosto daquele mesmo ano. O Doutorado autorizado em 2014 tem previsão para início em 2015. O Programa de Pós-Graduação em História Social (PPGHS) tem como área de concentração a História Social do Território. A proposta funda-se no entendimento do território enquanto espaço social que contempla desde o local até as redes globais, dos movimentos, agentes e instituições até as formas de construção, representação e apropriação simbólicas. São duas as linhas de pesquisa do Programa: Território, Identidades e Representações e Território, Relações de Poder e Movimentos Sociais. 

    Atualmente, o corpo docente do Mestrado é composto por 12 (doze) professores permanentes, 3 (três) colaboradores e 2 (dois) visitantes.

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    O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguistica tem por objetivos principais: estimular e promover a cooperação regional, nacional e internacional, em nível teórico-metodológico, de pesquisadores, docentes e discentes, visando à troca de saberes e a socialização do conhecimento nas áreas da Literatura e Linguística, com vistas ao desenvolvimento das atividades de ensino e pesquisa; promover a pesquisa sistemática e o aprofundamento da reflexão epistemológica no âmbito dos Estudos Linguísticos e Literários; criar um espaço privilegiado de aprimoramento intelectual orientado para o desenvolvimento da crítica nas áreas de concentração “Estudos Linguísticos” e “Estudos Literários”, visando à formação de professores e pesquisadores capazes de demonstrar independência e autonomia intelectuais; formar pessoal qualificado para o exercício de atividades de ensino e pesquisa nos campos de estudos literários e linguísticos, oferecendo oportunidades de formação acadêmica; atender à demanda crescente com relação aos estudos em nível de pós-graduação que privilegiem as novas tendências e posturas da área, interdisciplinar, de Letras e Linguística; promover a integração com a graduação e buscar caminhos para a divulgação, na sociedade, das pesquisas de ponta desenvolvidas no âmbito do Programa, ao mesmo tempo em que mantém saudável escuta às demandas e legados do entorno; e construir e ampliar o acervo de pesquisa, crítico e ficcional, sobre literatura e a linguagem no Grande Rio, como interface da tradição literária brasileira e universal (seguindo orientação da CAPES, a partir de 2012).

 

MESTRADO PROFISSIONAL

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    O Programa de Mestrado Profissional em História (ProfHistória), oferecido em rede nacional, é um curso presencial que conta com a participação de Instituições de Ensino Superior, coordenado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Este Programa tem alcance nacional e pretende ser um instrumento importante de formação continuada dos professores da Educação Básica brasileira que atuam na disciplina escolar História.

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    O Programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS) é um curso presencial oferecido em rede nacional e conta com a participação de instituições de ensino superior públicas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) é a instituição que coordena o curso em âmbito nacional e a Faculdade de Formação de Professores da UERJ aderiu ao programa. A área de concentração do Mestrado Profissional em Letras é Linguagens e Letramentos, com duas linhas de pesquisa: Teorias da Linguagem e Ensino; Leitura e Produção Textual: diversidade social e práticas docentes. Essa proposta inicial contou com a adesão de doze professores, todos do Departamento de Letras da FFP. O público-alvo do PROFLETRAS é constituído por docentes de todas as gerações de egressos de cursos de graduação em Letras e que lecionam língua portuguesa no ensino fundamental.

    O PROFMAT - Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional é um curso semipresencial, com oferta nacional, realizado por uma rede de Instituições de Ensino Superior, no contexto da Universidade Aberta do Brasil, e coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática.

    O PROFMAT visa atender professores de Matemática em exercício no ensino básico, especialmente na escola pública, que busquem aprimoramento em sua formação profissional, com ênfase no domínio aprofundado de conteúdo matemático relevante para sua atuação docente. O Programa opera em ampla escala, com o objetivo de, a médio prazo, ter impacto substantivo na formação matemática do professor em todo o território nacional. Acesse http://www.profmat-sbm.org.br/ para mais informações.