A memória das instituições educacionais públicas representa um patrimônio rico e fundamental da história educacional do estado, do país. No caso de uma instituição de educação superior como a Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, única instituição pública dessa natureza localizada no município de São Gonçalo - RJ, sua história reflete a presença da universidade pública na formação de professores nessa região, com reflexos nas redes públicas e privadas dos municípios vizinhos e no estado.

A recuperação, organização, classificação, tratamento e disponibilização desse acervo permitirá que se tenha um material importante para estudar e compreender as concepções e práticas de formação de professores que se tornaram orientadoras da vida institucional da faculdade. No entendimento dessas próprias práticas históricas, vem também a compreensão das mediações externas com outras esferas do poder público e da sociedade civil, indicando os sujeitos com quem a faculdade vem articulando-se ao longo de sua história.

O projeto “Centro de Memória” trata da memória institucional da Faculdade de Formação de Professores da universidade do Estado do Rio de Janeiro, que completou 40 anos de funcionamento em 2013, tendo completado 27 como unidade da Uerj em 2014.

 


ACESSE AQUI A LINHA DO TEMPO DA FFP

GALERIA DE IMAGENS 

Contato: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.