ACESSAR A LINHA DO TEMPO INTERATIVA

 

  • 1971

- Regulamentada pela Lei nº 6.598, de 20/08/71, o Centro de Treinamento de Professores do Estado do Rio de Janeiro (CETRERJ) abrigava em seu projeto a Faculdade de Formação de Professores, com o objetivo de aperfeiçoar e atualizar os professores da rede estadual de ensino.

  • 1973

- A FFP começa a funcionar em setembro de 1973, autorizada pelo Decreto nº 75.525, de 25/07/73, oferecendo os Cursos de Licenciatura de 1º Grau nas áreas de Letras, Ciências e Estudos Sociais, reconhecidos  pelo Decreto nº 79.679, de 10/05/77.

- Relatório Vestibular 1973

- Posse do Professor Helder Jeronymo Luiz Barcellos como Diretor da casa.

  • 1975

- FFP pela primeira vez, em 11/04/75, incorporada à UERJ, ato este revogado em 15/07/75.

- A denominação do CETRERJ é mudada para Fundação Centro de Desenvolvimento de Recursos Humanos da Educação e Cultura (CDRH), mantendo a FFP em sua estrutura básica.

  • 1978

- A partir do Decreto Presidencial nº 81905 de 10/07/78, e do Parecer nº 11/78 do Conselho Estadual de Educação (CEE) do Estado do Rio de Janeiro, nossas Licenciaturas em Letras e Ciências são convertidas em Licenciaturas Plenas, a primeira com habilitações em Português/Literaturas e Português/Inglês e a segunda com habilitações em Biologia e Matemática.

  • 1980

- Da união do CDRH com a Fundação Instituto de Desenvolvimento Econômico Social do Rio de Janeiro (FIDERJ), nasceu em 20/06/80, a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), continuando a FFP em sua estrutura.

- Em decorrência de medidas restritivas à acumulação de cargos, a FFP sofreu um esvaziamento institucional pela saída significativa de docentes qualificados e comprometidos com a Licenciatura.

  • 1983

- Marcada pelo confronto dos professores da FFP com o Governo do Estado, a fim de garantir autonomia acadêmica e institucional. Em 05/03/83, no fim do Governo Chagas a FFP é desvinculada da FAPERJ e, pela segunda vez, incorporada a UERJ, através do Decreto Estadual nº 6.570.

- Transcorridos dez dias, o governo Leonel Brizola, através de decreto conjunto, altera novamente a vinculação da FFP, integrando-a à Secretaria de Estado de Educação.

- No mesmo ano, através da Portaria 123, o Ministério da Educação e Cultura (MEC) reconhece os Cursos de Licenciatura Plena em Letras e Ciências da FFP, e a mesma retorna à FAPERJ pelo Decreto Estadual nº 6.629/83.

- Nesse retorno à FAPERJ, a unidade passa a fazer parte do Complexo Educacional de São Gonçalo, juntamente com o Centro Interescolar Walter Orlandine e a Escola Estadual Coronel Tarcísio Bueno, com o objetivo de oferecer educação do Pré-escolar ao 3º Grau, bem como o Curso Normal Superior.

  • 1984

- A comunidade acadêmica da FFP não aceita a sua subordinação ao Complexo Educacional e a criação do Curso Normal Superior, pois sua luta era pela implantação da gratuidade de todos os cursos, a criação e implantação de novas propostas curriculares para a Licenciaturas, plano de carreira docente e concursos públicos. Sendo as duas primeiras reivindicações conquistadas já neste ano.

Foi conquistada, além disto, a inclusão da disciplina Prática pedagógica na grade de todos os cursos, ocorrendo então a primeira reforma curricular dos cursos da FFP.

- Um destaque para esse mesmo ano, é que todos os docentes e funcionários receberam carta de demissão em pleno processo de negociação com o Governo do Estado. A carta acabou sendo desconsiderada pelo Governo e as negociações retomadas.

- Posse do Professor Fátima Cunha Ferreira Pinto como Diretora

- Posse do Professor Rosa Maria País Alburquerque como Diretora

  • 1985

- Nesse período começa um novo esvaziamento institucional, com a suspensão de seus vestibulares e a redução de seu quadro docente.

- Em outubro, houve a conversão do curso de Estudos Sociais em Licenciatura Plena, com habilitação em História e Geografia.

- Posse do Professor Neymar Negreiros Brígido como Diretor.

  • 1986

- Sobrevivendo ao desinteresse do Estado, em julho, a comunidade acadêmica da FFP congrega esforços organizando e realizando um concurso vestibular, com autorização do CEE.

  • 1987

- Definitivamente a FFP é incorporada à UERJ, através da Lei Estadual nº1.175, de 21 de julho de 1987, passando por uma nova reforma curricular.  A Licenciatura em Ciências foi desmembrada em Licenciatura em Matemática e em Biologia e a Licenciatura em Estudos Sociais foi desmembrada em Licenciatura em Geografia e em História. Apenas o curso de Letras que manteve o formato anterior, de um curso com dupla habilitação: Língua Portuguesa e Literatura e Língua Portuguesa e Inglês.

  • 1989

- Posse do Professor Alan Freitas Machado como Diretor.

  • 1991

- Ocorreu a realização do primeiro Vestibular da UERJ, com a implantação dos novos currículos.

  • 2004

- Posse do Professor Cláudio Barbosa da Costa 

  • 2013

- Acordo de Cooperação com Zurich University of Teacher Education (PH Zurich) – Zurique, Suíça. 

  • 2014

- Acordo de Cooperação com Western New Mexico University - Estados Unidos

  • 2015

- Acordo de Cooperação com Institut Für Europäische Etnologie/Humboldt Universität Zu Berlin - Berlin, Alemanha 

  • 2015

- Acordo de Cooperação com Tilburg School of Humanities of University of Tilburg - Tilburg, Holanda

  • 2015

- Acordo de Cooperação com Westfälische Wilhelms Universität Munster - Münster, Alemanha