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Ana Angélica Monteiro de Barros

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Última atualização do currículo em 11/03/2014

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), graduação em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (1987), graduação em Licenciatura Plena Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1987), mestrado em Geociências (Geoquímica) pela Universidade Federal Fluminense (1996) e doutorado em Botânica pelo Instituto de Pesquisa Jardim Botânico do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é professora adjunta e bióloga da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Botânica, com ênfase em Floristica, atuando principalmente nos seguintes temas: florística da Mata Atlântica, Serra da Tiririca, unidades de conservação e taxonomia vegetal. (Texto informado pelo autor)

 

Ana Cléa Braga Moreira Ayres

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Última atualização do currículo em 09/03/2014

 

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2006). Atualmente é professora adjunta do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, lecionando disciplinas ligadas ao ensino de ciências e biologia e Estágio Supervisionado do curso de licenciatura em Ciências Biológicas. É membro da equipe do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC/FFP) e integrante do grupo de pesquisa Currículo, Docência & Cultura (CDC/UFF). Tem interesse nos seguintes temas: formação de professores, ensino de ciências e biologia, história do currículo e história das instituições educativas.(Texto informado pelo autor)

 

Anderson Ribeiro Carvalho

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Última atualização do currículo em  13/05/2014

Possui graduação em Ciências Biológicas (2002), Mestrado em Morfologia (2005) e Doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental (2009) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Atualmente é Professor Adjunto da Faculdade de Formação de Professores e subchefe do departamento de Ciências. Atua como membro permanente e orientador de mestrado/doutorado do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Experimental (UERJ) e do Programa de Pós-graduação em Biociências (UERJ). É membro da Sociedade Brasileira de Neurociências e Comportamento e da Society for Neuroscience. Atua principalmente nos seguintes temas: neurotoxicologia, drogas de abuso e desenvolvimento do sistema nervoso.

 

 

André Resende de Senna

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Última atualização do currículo em 28/04/2015

Bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Santa Úrsula (2004), com mestrado (2006) e doutorado em Zoologia (2011) pelo Programa de Pós-graduação em Ciências Biológicas (Zoologia) do Museu Nacional/UFRJ. Fez estágio de doutorado no National Museum of Natural History, Smithsonian Institution (Washington, DC). Tem experiência em Sistemática de Amphipoda (Crustacea: Peracarida), com especial interesse nas faunas de mar profundo, ilhas oceânicas e ambientes subterrâneos. Atua também na Taxonomia de Isopoda e outros crustáceos. Foi professor colaborador do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, ministrando as disciplinas Carcinologia I e Carcinologia II. Foi docente contratado do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO), onde ministrou a disciplina Biologia Animal para o curso de graduação em Ciências Biológicas. Foi docente do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), onde ministrou disciplinas nas áreas de Zoologia, Parasitologia e Ecologia, nos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Medicina, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. Foi orientador no Mestrado Profissional em Ensino em Ciências da Saúde e do Meio Ambiente (MECSMA) desta mesma instituição. Foi Professor Substituto do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e pós-doutorando pelo Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD-CAPES) na mesma instituição. Faz parte do corpo de editores do World Register of Marine Species (WoRMS). É também revisor dos periódicos Zootaxa, Crustaceana, Check List, Nauplius, Boletim do Museu de Biologia Mello Leitão, Journal of Crustacean Biology, ZooKeys, European Journal of Taxonomy, Journal of the Marine Biological Association of the United Kingdom e Records of the Australian Museum. É credenciado como docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Diversidade Animal (PPGDA-UFBA) e é curador da Coleção de Crustacea do Museu de Zoologia da UFBA. Atualmente é Professor Adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com carga horária de 40 h. (Texto informado pelo autor)

 

 

André Eduardo Piacentini Pinheiro

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Última atualização do currículo em 21/01/2015

Doutor em Paleobiologia de vertebrados pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com ènfase nos crocodiliformes paleogenicos da Bacia de Itaboraí (Paleoceno superior do estado do Rio de Janeiro). Mestrado em Geologia Regional pelo Instituto de Geociências e Ciências Exatas (IGCE) da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus Rio Claro (IGCE, UNESP), com ênfase na filogenia do clado Crodiliformes. Graduação em Ciências Biológicas Bacharelado pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus São José do Rio Preto (IBILCE, UNESP). Graduação em Ciências Biológicas Licenciatura pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Câmpus Rio Claro (IGCE, UNESP). Atualmente realiza pós-doutoramento com datações absolutas de carbonatos fossilíferos na Faculdade de Geologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, FGEL/UERJ Maracanã. Experiência nas áreas de Zoologia, Paleontologia (ênfase em paleovertebrados), Geologia Sedimentar e Paleoarte. (Texto informado pelo autor)

     

 

Andreia Oliveira da Silva

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Última atualização do currículo em 19/03/2014

 

Possui doutorado em Fisiopatologia Clínica e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro com ênfase em Neurofisiologia (2009); mestrado em Morfologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2000); possui bacharelado em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1995) e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001). Tem experiência na área de Fisiologia e Morfologia utilizando diversas técnicas histoquímicas, atuando principalmente nos seguintes temas: neurofisiologia, estereologia, morfologia e estudos de drogas de abuso junto aos adolescentes das escolas públicas de São Gonçalo. Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e leciona as disciplinas de Anatomia e Fisiologia I e Embriologia no departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores para o curso de graduação em Ciências Biológicas. Realiza palestras sobre o uso abusivo de nicotina e etanol para adolescentes do ensino fundamental e médio das escolas públicas de Niterói e São Gonçalo. Faz parte do colegiado do Mestrado Acadêmico em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade onde leciona a disciplina de Introdução à Pesquisa e Análise de Dados. Já atuou em diferentes projetos de pesquisa utilizando técnicas histoquímicas e imunohistoquímica para análise quantitativa de células apoptóticas no cérebro e cerebelo de camundongos adolescentes. (Texto informado pelo autor)

 

 

Amanda Lima de Almeida

Endereço para acessar este CV: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4236966T9 Última atualização do currículo em 07/12/2017

 

Professora graduada pela UFRJ em Licenciatura em Ciências Biológicas. Mestre em Educação em Ciência e Saúde pelo Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), Doutora em Educação em Ciências e Saúde pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e Saúde no Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES/UFRJ), Professora do Departamento de Ciências (DCIEN) da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ), atua na formação inicial de professores de Ciências e Biologia e Pedagogia. Interesse de pesquisa: formação de professores, relação universidade e escola e tratamento didático-pedagógico de questões socialmente agudas no ensino de Ciências e Biologia. (Texto informado pelo autor)

  

 

Cecília Santos de Oliveira

Professora graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), Doutora em Educação pela mesma universidade. Participa do Grupo de Estudos em História do Currículo, que é vinculado ao Núcleo de Estudos de Currículo (NEC/UFRJ). É professora assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, sendo docente dos Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia da Faculdade de Formação de Professores (FFP/UERJ). Possui interesse em pesquisas voltadas para a área da Educação, especialmente para campo do Currículo, voltando-se principalmente para os seguintes temas: Ensino de Ciências e Biologia, História do Currículo e das Disciplinas Escolares, Formação de Professores e Educação Ambiental.  

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Daniela Fabrini Vala

Professora graduada em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2011). Atualmente é professora assistente da Faculdade de Formação de Professores da UERJ e professor I da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: currículo, história das disciplinas, centros de ciências, história da educação e ensino de ciências e biologia. 

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Douglas de Souza Pimentel

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Última atualização do currículo em 14/03/2014

 

Possui Graduação em Licenciatura (1992) e Biologia Marinha (1994) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestrado em Ecologia pelo PPGE da mesma Universidade (1996), quando trabalhou com Ecologia Microbiana. Obteve o título de Doutor no Departamento de Ciências Florestais da ESALQ - Universidade de São Paulo, na área de Conservação de Ecossistemas (2008). Atuou como professor concursado na Escola Estadual de Ensino Supletivo Cuba e posteriormente em duas matriculas no Colégio Pedro II. Em 1997 ingressou na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde leciona disciplinas na área de Ecologia e Conservação para o curso de Graduação em Ciências Biológicas, para o curso de Especialização em Educação Básica, bem como para o Programa de Pós Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade. Atualmente também é Professor Adjunto do Instituto de Geociências da Universidade Federal Fluminense, ministrando Ecologia para turmas dos cursos de Geografia e de Engenharia. Também é professor no Mestrado do Programa de Pós Graduação em Biologia Marinha, do Instituto de Biologia. Tem experiência em Gestão, Manejo e Uso Público em Unidades de Conservação. (Texto informado pelo autor)

  

Fabio Vieira de Araujo

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Última atualização do currículo em 20/02/2014

 

Possui graduação em Biologia Marinha pela UFRJ - Departamento de Biologia Marinha (1989); mestrado em Ecologia pela UFRJ - Departamento de Ecologia (1994) e doutorado em Ciências (Microbiologia) pelo Instituto de Microbiologia Prof. Paulo de Góes/UFRJ (1999). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, onde ministra as disciplinas Ecologia de Comunidades e Biologia Marinha, colaborando também na disciplina Microbiologia. É também Bolsista do Programa Prociência desde 2008. É revisor de diversos periódicos entre eles, Brazilian Journal of Microbiology e Plos One. Parecerista da Faperj e Fapesp. Desenvolve diversos projetos na área de Microbiologia Ambiental, enfatizando os aspectos ecológicos, biotecnológicos e sanitários das comunidades microbianas de ambientes aquáticos. Coordena o projeto de extensão Praia Limpa é a minha Praia (Texto informado pelo autor)

  

Flavia Venancio Silva

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Última atualização do currículo em 12/03/2014

Possui Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , especialização em Biologia Molecular pela University of York (1997) , mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutorado no departamento de pós-graduação em Fitotecnia da UFRRJ (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e leciona as disciplinas de Biologia Celular e Biofísica no Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores. Têm experiência em estudo de diversidade de rizóbio em solos da região amazônica usando feijão-caupi como planta isca. Têm experiência no cultivo e caraterização morfo-fisiológica de estirpes bacterianas de rizóbio, elaboração de coleção de cultura, aplicações de técnicas moleculares como Random Amplified Polimorphic DNA (ARDRA), BOX-PCR, hibridização de DNA e sequenciamento de genes de manutenção para a caracterização genética de bactérias, assim como, o uso de técnicas de taxonomia polifásica para a identificação de estirpes de rizóbio em nível de espécie. Têm experiência com experimentos em casa-de-vegetação para testar nodulação e eficiência simbiótica de rizóbios em feijão caupi. Têm experiência em análise de comunidade bacteriana de solo e de rizosfera através da técnica de Denaturing Gradient Gel Electrophoresis (DGGE). (Texto informado pelo autor)

 

Francine Lopes Pinhão

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Última atualização do currículo em 21/04/2015

Possui Bacharelado em Ecologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1996) , especialização em Biologia Molecular pela University of York (1997) , mestrado em Biotecnologia Vegetal pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999), doutorado em Fitotecnia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2003) e pós-doutorado no departamento de pós-graduação em Fitotecnia da UFRRJ (2006). Atualmente é professora adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e leciona as disciplinas de Biologia Celular e Biofísica no Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores. Têm experiência em estudo de diversidade de rizóbio em solos da região amazônica usando feijão-caupi como planta isca. Têm experiência no cultivo e caraterização morfo-fisiológica de estirpes bacterianas de rizóbio, elaboração de coleção de cultura, aplicações de técnicas moleculares como Random Amplified Polimorphic DNA (ARDRA), BOX-PCR, hibridização de DNA e sequenciamento de genes de manutenção para a caracterização genética de bactérias, assim como, o uso de técnicas de taxonomia polifásica para a identificação de estirpes de rizóbio em nível de espécie. Têm experiência com experimentos em casa-de-vegetação para testar nodulação e eficiência simbiótica de rizóbios em feijão caupi. Têm experiência em análise de comunidade bacteriana de solo e de rizosfera através da técnica de Denaturing Gradient Gel Electrophoresis (DGGE). (Texto informado pelo autor)

  

Hellen Jannisy Vieira Beiral

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Última atualização do currículo em 25/01/2015

Possui a graduação Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, mestrado em Biociências e Biotecnologia pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro, Doutorado em Ciências pelo Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho na Universidade Federal do Rio de Janeiro e Pós-doutorado em Ciências nesta última Instituição. Em paralelo a formação trabalhou como professora de Ciências e Biologia no Ensino Fundamental e Médio onde desenvolveu projetos de Iniciação Científica Júnior, de inclusão social e de extensão. Atualmente trabalha como Professora Substituta do curso de Pedagogia da Universidade Federal Fluminense na área de Ensino de Ciências. Currículo completo em: http://lattes.cnpq.br/9136703452876397. (Texto informado pelo autor)

 

Glauber Almeida de Lemos

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Última atualização do currículo em 12/07/2013

Possui graduação em Ciências Biológicas Bacharelado e Licenciatura pela Universidade Gama Filho (1990) e mestrado em Ciências (modalidade Biotecnologia)l pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). É professor do quadro efetivo, com dedicação exclusiva, da Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (FFP/UERJ) e membro da equipe do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC/FFP). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Administração de Unidades Educativas e participa e participou em projetos (de pesquisa e extensão) nas áreas de educação ambiental, botânica, ensino de ciências e microbiologia ambiental. Foi sub-chefe e chefe do Departamento de Ciências e Vice-Diretor e Diretor da FFP/UERJ. Atualmente (desde 2008) é Diretor do Centro de Educação e Humanidades e membro do Conselho de Ensino Pesquisa e Extensão e do Conselho Universitário da UERJ. (Texto informado pelo autor)

 

Leonardo de Carvalho Oliveira

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Última atualização do currículo em 03/11/2014

Possui graduação em Ciências Biológicas Licenciatura Plena pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1994), Mestrado em Ecologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001) e é doutor em Biologia pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos (2010). Atualmente é bolsista de Pós-doc (CAPES/PNPD) no Departamento de Ecologia da UFRJ. Tem experiência na área de Ecologia e conservação, com ênfase em Primatas e agrofloresta. Atua principalmente nos seguintes temas: Primatas, pequenos mamíferos, Mata Atlântica, agrofloresta e conservação. (Texto informado pelo autor)

     

Luis Felipe Skinner

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Última atualização do currículo em 16/03/2014

 

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, líder do grupo de pesquisa em Ecologia e Dinâmica Bêntica Marinha (www.benthos-uerj.blogspot.com). Atuação profissional na área de ensino de Zoologia, Ecologia e Biologia Marinha e em projetos de pesquisa nos seguintes temas: Biologia e Taxonomia de Ascidiacea; Biologia de Crustacea - Cirripedia; Estrutura de comunidades bênticas; Relação entre os fatores ambientais e a distribuição de invertebrados marinhos; Ecologia larval. Orientação de alunos em projetos de Iniciação Científica e estágios diversos. Coordenador de projetos de pesquisa e extensão financiados pela FAPERJ e CNPq. Experiência em administração de curso e institucional e gestão de entidades científicas. Formação acadêmica:Doutor em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ (2003), Mestre em Ecologia pela UFRJ (1997), Bacharel em Biologia Marinha (1993) e Licenciatura (1997) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. PROCIENTISTA entre março de 2010 e setembro de 2012. Avaliador de Cursos de Graduação MEC/ INEP (Texto informado pelo autor)

   

Luís Fernando Marques Dorvillé

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Última atualização do currículo em 23/07/2013

 

Possui graduação em Licenciatura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1990), graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência nas áreas de Zoologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Relações entre Pensamento Religioso e Ciência, Relações entre conhecimentos científicos e outros conhecimentos/saberes, Ensino de Ciências e Biologia e Formação de Professores. (Texto informado pelo autor)

  

 

Marcelo Guerra Santos

Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq - Nível 2

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Última atualização do currículo em 06/03/2014

 

Marcelo Guerra Santos concluiu o doutorado em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 2007. Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Ciências da Faculdade de Formação de Professores (FFP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e coordenador do curso de Pós-graduação (Mestrado) em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade da FFP/UERJ. É Professor credenciado no programa de Pós-graduação em Biologia Vegetal do Instituto de Biologia Roberto Alcantara Gomes (IBRAG) da UERJ e em na Especialização em Educação Básica (Ensino de Biologia) da FFP-UERJ. É pesquisador do Programa de Incentivo à Produção Científica, Técnica e Artística (PROCIENCIA) da UERJ. Líder dos grupos de pesquisa Estudos Ambientais no Leste Metropolitano do Rio de Janeiro e Tecnologia de Produtos Naturais. Pesquisador integrante dos grupos de pesquisa Biologia de pteridófitas e Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências (NUPEC). Publicou 35 artigos em periódicos especializados e mais de 200 trabalhos em anais de eventos. Possui quatro livros publicados, uma organização de livro e sete capítulos de livro. Orientou três trabalhos de conclusão de curso de graduação, seis monografias de especialização e uma dissertação de mestrado. Desenvolve projetos sobre a biodiversidade do leste metropolitano do Rio de Janeiro, especialmente do município de São Gonçalo. Atua em pesquisas na área de Botânica, com ênfase em Taxonomia Vegetal, Etnobotânica, Fitoquímica e Biologia de pteridófitas. (Texto informado pelo autor)

   

Maria Cristina Ferreira dos Santos

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Última atualização do currículo em 11/03/2014

 

Graduada em Ciências Biológicas no Bacharelado em Genética em 1985 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e na Licenciatura em Ciências Biológicas em 1989 pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Mestre em Ciências Biológicas (Biofísica) pela UFRJ (1993) e Doutora em Educação pela Universidade Federal Fluminense (2013). Professora Adjunta da Faculdade de Formação de Professores e do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ. Docente do quadro permanente do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas e do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade, ambos da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Docente do quadro permanente do Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues da Silveira da UERJ, leciona disciplinas obrigatórias ofertadas por este Instituto para a educação básica e para o Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Instituto de Biologia Roberto Alcântara Gomes (IBRAG). Atua no ensino, pesquisa e extensão, com ênfase nos temas: ensino de ciências e biologia, formação de professores, currículo, saberes e práticas docentes. (Texto informado pelo autor)

   

Maria Cristina de Oliveira Doglio Behrsin

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Última atualização do currículo em 24/10/2013

 

Possui graduação em Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro(1983), especialização em Pós Graduação Lato Sensu Em Ensino de Ciências pela Universidade Federal Fluminense(1998) e mestrado em Educação pela Universidade Federal Fluminense(2001). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores. Atuando principalmente nos seguintes temas:ensino de ciencias, ensino de ciências nas séries iniciais, formação de professores, formação de professores para os anos iniciais. (Texto gerado automaticamente pela aplicação CVLattes)

 

 

Maria Cristina Ferreira dos Santos

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Marcos Paes Torrecilha

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Michelle Daniele dos Santos-Clapp

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Última atualização do currículo em 23/04/2015

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (Licenciatura: 2002 e Bacharelado em Biologia Animal: 2003) e mestrado e Doutorado em Ciências (área de concentração: Parasitologia) pela mesma universidade (2004 e 2008, respectivamente). É professora do Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (UEZO). Tem experiência na área de ensino de Zoologia e Parasitologia e pesquisa em Parasitologia, com ênfase em Helmintologia e Ecologia Parasitária. (Texto informado pelo autor)

  

Monica Antonia Saad Ferreira

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Última atualização do currículo em 09/05/2013

 

Possui mestrado em Ciências (Microbiologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Microbiologia, com ênfase em Microbiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, tuberculose, sorologia, ppd, tuberculose bovina e tuberculose sorologia.Coordena o projeto de extensão: Estudo epidemiológico-molecular da tuberculose em áreas endêmicas da cidade de São Gonçalo,RJ. (Texto informado pelo autor)

 

Regina Rodrigues Lisbôa Mendes

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Última atualização do currículo em 10/12/2013

 

Possui graduação e licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), mestrado (2002) e doutorado (2008) em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atualmente é professor efetivo - nível adjunto - da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação na área de Formação de Professores, e em Pesquisa na área de Educação Ambiental, atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental na escola, formação de professores em educação ambiental, formação de professores de ciências e biologia e ensino de ciências e biologia. (Texto informado pelo autor)

   

Ricardo Tadeu Santori

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Última atualização do currículo em 14/02/2014

 

Professor de Ciências Biológicas e Bacharel em Ecologia formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pelo Museu Nacional (UFRJ) e doutor em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP, Rio Claro). Atualmente é Professor Associado, com dedicação exclusiva, na Faculdade de Formação de Professores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Desenvolve e orienta projetos nas áreas de zoologia, ecologia e comportamento de vertebrados (Tetrapoda), com ênfase em: ecologia alimentar, morfofisiologia do trato digestório, criação em cativeiro, comportamento e locomoção. É também pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da FFP/UERJ onde desenvolve e orienta projetos voltados para a formação inicial de professores, com ênfase na produção de modelos e vídeos didáticos para o ensino de zoologia. Na graduação, ministra as disciplinas de Zoologia, Comportamento Animal e Projeto em Biologia. Na pós-graduação, é integrante do corpo docente do curso de especialização em Educação Básica da FFP/UERJ, modalidade Ensino de Ciências, e do Programa de Pós-Graduação (nível de mestrado) em Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), onde orienta trabalhos de conclusão e dissertações. (Texto informado pelo autor)

   

Rogério Carlos Novais

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Última atualização do currículo em 13/03/2014

 

Rogério Carlos Novais possui Graduação em Licenciatura em Biologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1987), Mestrado em Genética pela Universidade Estadual de Campinas (1990), Doutorado em Biologia Celular e Molecular pela Fundação Oswaldo Cruz (1999), e Pós-Doutorado pela Stanford University (2006). Atualmente é Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Vice-Diretor da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Tem experiência na área de Genética e Biologia Molecular, com ênfase em Genética Molecular de Microorganismos e Microbiologia de alimentos, atuando principalmente com os seguintes temas: Isolamento e caracterização de micro-organismos de alimentos (organismos dos gêneros Vibrio, Salmonella e da espécie E.coli), novas metodologias de sequenciamento genético (pirosequenciamento) e diagnóstico molecular de M.tuberculosis. É Revisor da revista "Journal of Microbiological Methods". (Texto informado pelo autor)

  

Rosana Souza Lima

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link externo: http://www.phoenix.org.br/index.htm 

Última atualização do currículo em 21/11/2013

 

Possui graduação em Bacharelado e Licenciatura Em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Campinas (1983), mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (1998) e doutorado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade de São Paulo (2004). Atualmente é professor adjunto da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e colaborador da Fundação Paleontológica Phoenix. Tem experiência na área de Zoologia, com ênfase em sistemática, evolução e filogenia de grupos recentes, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemática, taxonomia, meio ambiente e levantamento ictiofaunístico. (Texto informado pelo autor)

 

Tatiana Galieta Nascimento

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/6123971194529337

Última atualização do currículo em 26/05/2014

Graduada em Ciências Biológicas Licenciatura e Bacharelado em Genética pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestre em Educação em Ciências e Saúde pela UFRJ e doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora Adjunta da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação Ensino de Ciências, Ambiente e Sociedade (PPGEAS), Faculdade de Formação de Professores, UERJ. Docente colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Saúde (PPGECS), Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (NUTES), UFRJ. Membro de conselho editorial e revisora ad-hoc de periódicos da área de educação e ensino de ciências. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação em Ciências, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de ciências e biologia, formação de professores, materiais didáticos, divulgação científica, alfabetização científica.

 

Wagner Goncalves Bastos

Endereço para acessar este CV: http://lattes.cnpq.br/3960665007298726 

Última atualização do currículo em 24/02/2013

 

Possui graduação em História Natural (Licenciatura e Bacharelado) pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques (1973), mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1988) e faz doutorado em Ensino de Ciências e Saúde na Universidade Federal do Rio de Janeiro (NUTES). Atualmente é professor assistente da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Avaliação Escolar e em Ensino-Aprendizagem. É também pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Ensino de Ciências da FFP/UERJ onde desenvolve projetos voltados para a formação inicial de professores, com produção de jogos e vídeos didáticos para o ensino de Ciências e Biologia. (Texto informado pelo autor)

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