Graduação

 Docentes

Projetos 

Disciplinas 

Monografia 

 

Licenciatura em Ciências Biológicas

Titulação: Licenciatura Plena

Ênfase: Formar professores de Ciências Naturais para o ensino fundamental e Biologia para o ensino médio. O curso possui laboratórios destinados a professores e alunos para a realização de atividades e projetos de ensino, pesquisa e extensão. Os professores do curso desenvolvem projetos em Zoologia, Botânica, Ecologia, Microbiologia, Educação Ambiental e Ensino de Ciências, com participação ativa de estudantes. Os projetos têm, em geral, uma forte ligação com a realidade de São Gonçalo e municípios vizinhos, visando desenvolver o espírito crítico e compromisso social.

Coordenadora: Professora Regina Mendes

Turno: Tarde/Noite

Duração: Mínimo de 8 e máximo de 14 semestres

Relação candidato/vaga: No vestibular de 2004 concorreram 8,93 candidatos por vaga sem reserva. Pelo sistema de cotas concorreram, por vaga, 4,31 estudantes da rede pública de ensino e 2 estudantes negros.

Perfil do curso: É estruturado na forma de créditos que equivalem a 3245 horas/aula (133 créditos), sendo 123 obrigatórios e 10 eletivos restritos. Perfil do profissional: Interesse científico, humano e social, raciocínio e memória desenvolvidos, iniciativa, capacidade de observação e análise crítica.

Área de atuação: Lecionar Ciências Físicas e Biológicas nas escolas da rede pública e provada. Mediante registro no Conselho Regional de Biologia (CRBio), pode exercer a função de Biólogo e trabalhar nas mais variadas atividades, tais como: Consultoria e Análise Ambiental, Laboratórios e Institutos de Pesquisa.

 

Forma de ingresso: Principalmente via vestibular e também por transferência interna e externa e aproveitamento de estudos.