O Departamento de Letras da Faculdade de Formação de São Gonçalo possui dois cursos de graduação:

Licenciatura em Português/Literatura - Currículo Novo >> [fluxograma]

Licenciatura em Português/Inglês - Currículo Novo >> [fluxograma]

Objetivo dos Cursos:

Formar professores para atuar nas escolas de ensino fundamental e médio, lecionando as disciplinas Língua Portuguesa, Língua Inglesa e suas respectivas literaturas.

Duração e Horário:

Pode ser concluído no mínimo em 8 e no máximo 14 períodos e funcionará nos turnos tarde e noite.

Estrutura dos Cursos:

O curso é estruturado na forma de créditos distribuídos em disciplinas específicas e da área de Educação. A prática pedagógica constitui atividade indispensável à conclusão e à obtenção do registro de professor pelo MEC.

Perfil do Estudante:
O estudante que pretende seguir esta carreira deve ter aptidão, clareza e objetividade para argumentar e transmitir ideias e interesse por questões sociais e literatura.

Mercado de Trabalho:

O aluno formado poderá trabalhar como professor de língua portuguesa ou inglesa, além de suas respectivas literaturas em escolas públicas, privadas, cursos de língua e literatura e em cursos preparatórios para vestibular. Poderá ainda exercer a atividade de tradutor, interprete, escritor em editoras, simpósios, conferências, etc.

Reconh